Drenagem de vasos: colocar brita dentro do vaso ajuda a controlar umidade da planta

Veja se isso é um mito ou verdade

Guabiruba, segunda-feira, 11 de abril, por Daiane de Souza – Quem estuda sobre plantas com certeza já ouviu falar brevemente sobre como funciona a drenagem de vasos. Em suma, a drenagem, ou seja, colocar britas e cascalhos sobre a parte interna e inferior da planta é uma forma de controlar a umidade que está dentro do vaso e, assim sendo, garantir que a raiz vai estar super protegida e cuidada. Sem contar ainda que você vai estar dificultando a entrada de fungos na região porque não haverá tanta umidade. A drenagem de vasos é essencial para plantas como tulipas e orquídeas.

Portanto, se quiser saber mais sobre o assunto, basta continuar a leitura aqui conosco porque temos um guia completo do Vida de Casa que pode te ajudar. E, claro, não esqueça de compartilhar o conteúdo com uma pessoa que possa se interessar por ele. Deixe aqui também os seus comentários com dicas!

Leia tudo sobre: Como fazer chocolate Star em poucos minutos e de jeito delicioso? Veja dicas e passo a passo
Como fazer a drenagem de vasos? Veja dicas práticas neste artigo
O passo a passo é simples. Para isso, basta que no momento em que for planar determinada planta, em vez de encher o vaso de barro e terra como se é comum de fazer, para somente então terminar com um pouco de substratos que pode ser tanto de caselho quanto de minhoca, preencha uma parte do vaso, sendo de ao menos um quinto dele, com britas e outras pedras.

A pedra vai ajudar a remover o excesso de água e garantir que a planta não vai ficar cozida de tanto líquido na sua raiz. Sem contar ainda que, além de ajudar a controlar a unidade, consegue-se ter a garantia que vai estar sempre em dia quando se trata de umidade.

Fácil demais: Planta-picles: como cultivar essa flor em casa e garantir uma linda decoração

A drenagem se faz importante em literalmente qualquer estação do ano. No entanto, dependendo da espécie que se tem em casa, se ela já estiver sendo plantada é melhor nem mesmo tirar do vaso para realizar esse processo porque poderia estar colocando em jogo a sua vida e fragilidade. O canal Cultivando conta com um vídeo que aborda mais sobre o assunto.

Por fim, leia tudo sobre: Como cultivar Palmeira leque com passos mais simples do mundo: tenha a planta dentro de casa

 

Comentários estão fechados.