Pó branco nas folhas das plantas: veja o que significa e como agir para protegê-las

Aprenda como agir quando perceber que há pó branco nas folhas das plantas e como cuidá-las eficientemente

Vargem Grande Paulista, 02 de junho de 2022, por Beatriz Ojeda — Jardineiros amadores e experientes sabem que, eventualmente, acontecem algumas mudanças no seu quintal. Portanto, veja como agir quando encontrar pó branco nas folhas das plantas, como removê-lo e como proteger o seu jardim de possíveis perigos.

Acontece que, embora muitas pessoas acreditem ser uma espécie de poeira, o problema é muito mais sério do que isso. Assim sendo, o convidamos a que siga as orientações do Vida de Casa e entenda de uma vez por todas o que é de fato aquele pó branco nas folhas das plantas.

Leia mais: Como plantar gengibre? Veja dicas de como fazer isso passo a passo
O que é o pó branco nas folhas das plantas?
Pó branco nas folhas das plantas, veja o que significa e como agir para protegê-las (Foto: Canva Pro) Pó branco nas folhas das plantas, veja o que significa e como agir para protegê-las (Foto: Canva Pro)

Segundo Camila Santos, em publicação do 16 de março de 2022 para a Casa Vogue, esse pó branco que percebemos nas folhas das plantas, na verdade, é um fungo. Este problema recebe o nome técnico de oídio e parece ser uma pequena camada de algodão, quase uma poeira. Embora possa parecer assustador, não há necessidade de entrar em desespero, pois esta doença é fácil de parar.

Entenda mais: Como fazer mudas de Barbatimão? Veja dicas de como cultivar, plantar e regar
Como acabar com o oídio
Em primeiro lugar, é importante que saiba que o oídio é uma doença fúngica que pode passar despercebida até que o ambiente esteja perfeito. Essas esporas podem ser transportadas pelo vento, água e até insetos, mas, normalmente, ambientes com umidade elevada e temporadas moderadas permitem o desenvolvimento do fungo.

Embora todas as plantas possam desenvolver o oídio, algumas são mais susceptíveis do que outras. Porém, a solução também é extremamente fácil. Neste caso, uma das melhores alternativas para acabar com o fungo é combinar 5% de leite de vaca cru e 95% de água dentro de um borrifador. Após, coloque esta mistura diretamente nas folhas afetadas e repita o processo dia sim e dia não.

Por outro lado, quem já tiver tentado acabar com pó branco nas folhas das plantas a partir deste método e percebeu não ser suficiente, há outras alternativas. Neste caso, misture 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio em aproximadamente 4 litros de água. Posteriormente, acrescente 2 gotinhas de detergente e misture no borrifador. Aplique dia sim e dia não para ver os resultados.

Saiba mais: Afinal chá de boldo serve para quê? Descubra as propriedades desta planta

comentários
Loading...