Wasabi: como cultivar o tempero raiz forte na sua própria casa

Quer ter sua própria wasabi? Temperar seu sushi ou yakissoba com raiz-forte orgânica? Então, ensinamos você a plantá-la neste artigo.

Quer ter sua própria wasabi? Temperar seu sushi ou yakisoba com raiz-forte orgânica? Então, ensinamos você a plantá-la neste artigo. Hoje, dia 11 de março de 2022, sexta-feira, você aprenderá um cultivo diferente e difícil. E que vamos facilitar com este passo a passo.

E se você quiser mais tutoriais como esse, fique atento ao nosso blog. Aqui, no Vida de Casa, temos muito artigos sobre plantas exóticas e ornamentais. Aprenda a fazer sua própria seleta de temperos com as nossas matérias. Mas antes, vamos ao wasabi!

Leia também: Alecrim: como cultivar de forma bonita e simples no seu jardim
Como plantar a wasabi
Você pode plantar raiz-forte a partir de sementes, pedaços dos rizomas ou rebentos. Este último é o mais comum. Isso porque ele fica disponível logo que se colhe a planta, possibilitando colheita e replantio sequencialmente.

A wasabi é possível de ser plantada em vaso ou direto na terra. No caso de vaso, deixe-o sobre uma bandeja com água. Assim, o solo não fica seco. A wasabi gosta de terras úmidas, não encharcadas. Regue constantemente.

O tamanho mínimo ideal de um rebento é de 4 centímetros de altura. E ele deve ter ao menos 4 folhas. Depois que começar a produzir, é fácil plantar mais wasabi. Cada uma pode oferecer até 20 rebentos, que podem virar mais 20 raízes-fortes.

Se você optar por sementes, saiba que elas só germinam em temperaturas baixas. O ideal é coloca-las na geladeira por dois meses, em uma temperatura de 5 °C. Assim, você a dormência é quebrada e, então, você pode semeá-las.

Semeie sua wasabi em terra, no chão mesmo, ou em recipientes de ao menos 10 cm de altura. As sementes devem estar cobertas com 1 cm de solo. Em até três semanas, elas começarão a germinar.

Confira: Costelinha suína com vinho e barbecue: receita fácil e super elegante

O melhor solo para wasabi
A raiz-forte gosta bastante de água. Então, você precisa de terra que esteja sempre úmida, ainda que não encharcada ou inundada. Terra em contato com água corrente, por exemplo, pode ser uma ótima ideia. Mas se você não tiver acesso a uma irrigação corrente, regue com frequência.

Também é possível cultivar a wasabi com métodos hidropônicos. Nesse caso, o pH da água e do solo devem receber bastante a atenção. Nos dois métodos de cultivos, no entanto, o valor do pH deve estar entre 6 e 7.

Por fim, a wasabi também gosta de solos com bastante matéria orgânica. Alimente bem para que ele cresça saudável. Assim, ela terá o sabor que você provavelmente deseja: natural e forte.
Assista na prática cada passo do cultivo
Abaixo, colocamos um vídeo do canal “Rezenhando”. Nele, o youtuber autor nos convida a acompanhar o plantio de wasabi no vaso. Podemos ver todo o processo que ele executa, com dicas, obstáculos esperados e muito mais. Assista até o fim.

Você também pode gostar de: Aprenda como lavar pincéis de maquiagem de uma forma prática e rápida

Comentários estão fechados.