Como fazer uma plantação de pitaya em pouco espaço? Aprenda esta técnica e produza belos frutos

Tenha em casa um fruto repleto de nutrientes sem precisar de muito espaço

Montes Claros, 02 de junho de 2022, por Eliel Meireles — A pitaya (Hylocereus undatus) chama atenção por suas cores e formato exótico. Porém, mais do que isso, possui uma polpa adocicada, saborosa e muito nutritiva, que serve para o consumo ao natural ou em receitas diversas. Cultivar essa planta em casa, portanto, permite ter acesso aos seus benefícios facilmente e ainda ajuda a economizar. Por isso, falaremos hoje sobre como fazer uma plantação de pitaya em casa, mesmo em pouco espaço.

Essa bela fruta, também chamada de fruta-do-dragão, faz parte da família dos cactos e, entre suas variedades mais comuns estão a pitaya branca, a vermelha e a amarela. Além do baixo teor de gordura e de calorias, contém uma variedade de vitaminas e minerais que a tornam um excelente alimento contra problemas como hipertensão, diabete e doenças cardiovasculares, por exemplo. Sendo assim, acompanhe as dicas a seguir e veja o que você precisa saber antes de fazer sua plantação de pitaya.

Saiba mais: Como plantar gengibre? Veja dicas de como fazer isso passo a passo
Como fazer uma plantação de pitaya em pouco espaço
Seja no chão ou em vaso, a pitaya é fácil de cuidar, versátil, e suporta bem o calor, por ser um cacto. Apesar disso, existem algumas orientações importantes para cultivar essa planta da forma certa e mantê-la bonita e saudável. Acompanhe as dicas a seguir para saber mais.

Como fazer uma plantação de pitaya (Reprodução Canva Pro) Como fazer uma plantação de pitaya (Reprodução Canva Pro)
Como plantar a pitaya
O plantio pode ser feito a partir de sementes ou de mudinhas, preferencialmente no período do verão. A dica da engenheira agrônoma Bruna Rohrig, na matéria do site Casa Vogue, escrita por Camila Santos, em 18 de maio de 2021, é apostar em um vaso grande, de pelo menos 40 centímetros, se você não tem espaço de quintal.

Antes de mais nada, separe sementes já lavadas e secas da fruta. Prepare, então, um vaso para fazer o plantio, que além dos furos no fundo, deve ter uma camada de drenagem, com argila expandida e manta bidim. O substrato, por sua vez, deve conter matéria orgânica para nutrir a planta. Feito isso, enterre as sementes e garanta que seu pé de pitaya receba luz solar, por pelo menos seis horas por dia e regue regularmente, mas sem deixar o solo muito molhado.

Veja também: Como plantar louro? Veja as dicas mais fáceis do mundo para ter o tempero em casa
Quanto tempo leva para um pé de pitaya dar frutos
Comece hoje mesmo sua plantação de pitaya, aplicando as dicas que o Vida de Casa mostrou nesta matéria, e em até 12 dias as sementes começarão a germinar. Já os frutos, surgirão com, em média, 1 ano depois do plantio. Entretanto, o período de maior produtividade começa após cerca de três anos.

Você também pode gostar: Como cultivar rosa-suculenta? Veja as dicas mais fáceis do mundo para fazer o processo

Comentários estão fechados.