Trapoeraba peluda: a planta peludinha que vai ganhar seu coração

Diferente, a trapoeraba peluda trará um ar revolucionário para sua casa

São Paulo, quarta-feira, 23 de março por Lucca Ranoya – A trapoeraba peluda é uma planta bem adaptada ao Brasil, herbácea, ou seja, não possui caule lenhoso, muito utilizada na decoração ornamental de interiores. É uma planta de pequeno porte, com suas folhas bem estéticas e dispostas em forma de roseta.

A trapoeraba peluda é ótima para o cultivo interno e prefere locais com uma boa luminosidade difusa, ou seja, bem claros, mas sem sol direto. Surpreendentemente, gera flores pequenas de 3 pétalas, roxinhas, que atraem borboletas. Mas, a cereja do bolo, que a trapoeraba peluda traz, é a particularidade das suas folhas peludinhas e macias. Para mais informações sobre floricultura, jardinagem e afins, acesse o Vida de Casa.

Veja também: O que são plantas exóticas: entenda o termo de uma vez por todas
Características da trapoeraba peluda (Siderasis Fuscata)
As folhas são semi-suculentas, largas, longas, com uma nervura central bem aparente. Dessa forma, o interessante desse detalhe é que ele exibe uma coloração prateada que contrasta com o verde-escuro da planta. Além disso, nas bordas e no verso da folha, a trapoeraba exibe mais uma tonalidade diferente, próxima do avermelhado, o que faz dela uma planta multicor.

De acordo com o artigo publicado em 2 de maio de 2021, no Wikipedia, ela é uma planta nativa da ilha de Java, na Indonésia. Contudo, atualmente no Brasil, é encontrada com mais frequência em ambientes naturais, no estado do Rio de Janeiro. Interessante né? Claro que, isso não impede de você comprar sua muda em uma loja de floricultura especializada e cultivar a trapoeraba peluda em casa!
Cultivo da trapoeraba peluda
É uma planta que se adaptou muito bem ao Brasil, pois, aprecia climas mais quentes e úmidos, se desenvolvendo bem em climas tropicais e subtropicais. Ainda assim, ela não suporta geadas muito fortes. Em seguida, quando pensamos em necessidades luminosas para a espécie, entendemos que a trapoeraba peluda é uma planta de meia sombra. Se quiser arriscar colocar sob o sol direto, exponha-a por poucos minutos, nos horários mais amenos do dia.

Veja também: Saiba como preparar farofa para churrasco; confira as receitas

Em contrapartida, quando pensamos em rega, a trapoeraba peluda necessita de um solo mais úmido para prosperar. Então, para acertar, sempre avalie a umidade do substrato com o dedo e regue sempre que perceber que ele está secando. Porém, quando regar, não regue as folhas! Isso porque a água acumulada pode causar o apodrecimento daquela parte sensível. E aí, curtiu? Para mais informações, assista o vídeo do canal “Vida no Jardim” e aprofunde seu conhecimento sobre a trapoeraba peluda!

Veja também: Você sabe o que são plantas nativas? 5 plantas brasileiras para você conhecer

Comentários estão fechados.