O que são plantas exóticas: entenda o termo de uma vez por todas

As plantas exóticas trazem beleza de uma forma imprevisível

São Paulo, terça-feira, 22 de março por Lucca Ranoya – Você já deve ter escutado alguém próximo a você falar o termo plantas exóticas. Mas, você sabe o que esse termo realmente quer dizer? Na matéria de hoje compartilharemos a definição de plantas exóticas, daremos exemplos de algumas espécies maravilhosas que se encaixam na categoria e abordaremos algumas curiosidades sobre o assunto.

Não necessariamente uma planta exótica é uma planta rara ou nunca vista antes. O exoticismo, nesse caso, tem muito mais a ver com a origem da verdinha. Dessa forma, uma planta exótica se caracteriza por ser uma espécie trazida da sua área nativa, para um ambiente novo, diferente do original. Para mais informações e conteúdos gratuitos sobre plantas, acesse o Vida de Casa.

Veja também: Plantas que aumentam sua produção de óxido nítrico: a molécula da saúde

O que são plantas exóticas entenda o termo de uma vez por todas - Reprodução Canva (1) O que são plantas exóticas entenda o termo de uma vez por todas – Reprodução Canva (1)

Dessa forma, por ser uma planta que não se desenvolveu no local novo, pode inclusive, não sobreviver às adaptações necessárias da mudança. Elas são dispersadas para esse novo local através de métodos não naturais. Por exemplo, um ser humano que carrega uma muda ou semente, em uma viagem intercontinental. Enfim, as plantas exóticas geralmente chegam ao seu novo destino através da influência humana.
Desequilíbrio do sistema nativo
Em primeiro lugar, as plantas exóticas se enquadram em 2 categorias: as invasoras e as não invasoras. As plantas exóticas invasoras são aquelas que se adaptam bem ao novo ambiente, mas, ameaçam o equilíbrio das espécies nativas do local. A ausência de predadores daquela espécie ou de agentes controladores, pode levar a uma super população e, consequentemente, ao declínio de outras espécies nativas.

Além disso, essa super reprodução das espécies exóticas invasoras podem trazer pragas, doenças, amplificar as mudanças climáticas e cenários de incêndios e secas. Elas diminuem a disponibilidade de água, competindo com as espécies nativas e geralmente são mais resistentes a secas. Em contrapartida, existem espécies que quando introduzidas, se adaptam bem ao ambiente e não se tornam uma ameça como as espécies invasoras.

Veja também: Rabanete: conheça os benefícios nutritivos e propriedades medicinais da planta
Algumas espécies exóticas que encontramos no Brasil
De acordo com a matéria escrita pela Julia Azevedo, disponível no site da ecycle, algumas espécies de plantas exóticas encontradas aqui são: dente-de-leão, limoeiro, mamona, capim-gordura, pinheiro, eucalipto, lírio-do-brejo, bambu, leucena, entre tantas outras que poderiam ser nomeadas nessa listinha. Enfim, por hoje é só! E aí, curtiu? Fique agora com o vídeo do canal “Vila Nina TV” e acompanhe a lista que o Randall separou para você, apresentando outras espécies de exóticas.

Leia também: Azeite de oliva extravirgem: alimento ou remédio? Conheça os benefícios desse óleo

Comentários estão fechados.