Você sabe o que são plantas nativas? 5 plantas brasileiras para você conhecer

Cultivar plantas nativas é uma escolha sensata, que gera harmonia ambiental

São Paulo, terça-feira, 22 de março por Lucca Ranoya – As plantas nativas são as melhores escolhas quando pensamos em criar um projeto de arquitetura ou paisagismo consciente. Isso porque são mais baratas, menos frágeis, mais adaptadas ao clima local e muito integradas com a dinâmica entre espécies.

Então, entendemos que as espécies nativas são as que se desenvolveram originariamente no ambiente em que existem. Ou seja, são naturais da região. A seguir, você conhecerá 5 espécies de plantas que se desenvolveram e originaram em solos brasileiros. Existe muita coisa boa por aqui! Para mais informações sobre o cultivo de plantas, espécies exóticas e dicas de jardinagem, acesse o Vida de Casa.

Você também pode gostar de: Orégano: conheça os benefícios do chá e aprenda a cultivar em casa

Você sabe o que são plantas nativas 5 plantas brasileiras para você conhecer - Reprodução Canva (1) Você sabe o que são plantas nativas 5 plantas brasileiras para você conhecer – Reprodução Canva (1)
Pau Brasil
Nada melhor do que começarmos a nossa lista de plantas nativas, nomeando o primeiro lugar com o Pau Brasil. Ele é um dos símbolos brasileiros, com seu tronco de coloração avermelhada, é uma árvore de crescimento lento e de médio porte. Surpreendentemente, o Pau Brasil manifesta flores aromáticas, amareladas, de quatro pétalas e lindas.

Foi muito explorado com a vinda dos europeus para o país, durante toda a época de “descobrimento”. Uma curiosidade: de acordo com a matéria publicada pelo Daniel Neves, no site Brasil Escola, da Uol, o nome dado à espécie, muito provavelmente, foi pensado devido ao tom avermelhado que a madeira da árvore possui, que lembra uma “cor de brasa”. Daí, vem a ideia de chamar de pau “brasil”, com “brasil” se referindo a brasa avermelhada. Interessante né?
Hancórnia
É um arbusto cheio de caules, nativo do Brasil, Peru e Paraguai. Suas folhas são pequenas, nascem opostas e verdes. Foi também uma espécie muito explorada, dessa vez na época da segunda guerra, pois, possui um látex bem coagulado que poderia ser usado para fins comerciais. Enfim, a Hancórnia produz frutos, que são comestíveis, do tamanho de grandes maçãs, redondos e amarelados.
Cedro Amargo
Em terceiro lugar, falaremos sobre o Cedro Amargo. Ele é uma árvore de florestas tropicais, também encontrado no Brasil. São árvores de grande porte, com copas arredondadas, de folhagens densas. Com galhos grossos, possui madeira de cor clara, muito desejada para a fabricação de móveis, visto que possui menor vulnerabilidade a infestações de cupins.

Veja também: 4 árvores frutíferas de crescimento rápido para cultivar no seu quintal
Globose Amaranto
É uma planta anual, ou seja, cresce, prospera e morre, geralmente em um período de 1 ano. Ela é pequena, floresce durante o verão, flores roxinhas e bem simpáticas de olhar. Prefere solos ricos em matéria orgânica, bem drenados e geralmente são bem resistentes a pragas e doenças de cultivo.
Euterpe Precatoria
Em último lugar, falaremos sobre a Euterpe Precatoria, categorizada como uma espécie botânica de palmeira. Ademais, é conhecida como açaí-da-selva e é um alimento muito importante na dieta amazônica, que tem seu consumo datado desde a época pré-colombiana. Da sua base, extrai-se o palmito.

Em contrapartida, seus frutos, esféricos de cor preta ou violeta, são comestíveis e geralmente consumidos em forma de bebidas, doces ou sorvetes. E aí, curtiu saber desse top 5? Por fim, fique com o vídeo do canal “Topdark Português” para outras 5 plantas que são nativas do Brasil!

Veja também: Azeite de oliva extravirgem: alimento ou remédio? Conheça os benefícios desse óleo

Comentários estão fechados.