Plantas Carnívoras: uma nova visão sobre os benefícios para o ser humano

As plantas carnívoras podem auxiliar na prevenção de uma doença muito temida pelas pessoas

Ao falar sobre plantas carnívoras, sempre bate um certo receio nas pessoas em geral. Isto se dá pelo fato de que ao deparar-se com o assunto, geralmente é comum pensar que são perigosas ou venenosas. Mas, isso não passa de um preconceito baseado em noções antigas do tema.

Nesta quarta-feira, dia 2 de março, aqui no ‘blog’ Vida de Casa, você vai descobrir o lado bom do cultivo e dos cuidados dessa categoria de planta. Abordaremos uma planta em específico que até auxilia no combate de uma doença muito temida pelos brasileiros. Continue acompanhando.

Veja só: como plantar fruta-do-conde de um jeito fácil e prático; veja as dicas
Entenda quais os benefícios para o seu organismo
Elas podem ser muito mais inofensivas do que pensamos. Estas plantas carnívoras, são gigantes, mas não possuem dentes, ou seja, não atacam e muito menos engolem as pessoas como costuma-se ver nos filmes de ficção.

Podendo atingir até 50 cm de altura, elas capturam pequenos animais, como os insetos, para digerir seus nutrientes. Exalam uma beleza exótica e por este fato, chamam a atenção de colecionadores pelo mundo. Especificamente as Orvalhinhas, possuem a segunda maior diversidade de espécies, ou seja, 220 espécies.

Entre seus benefícios, esta categoria de planta torna-se útil para a diminuição de muco, assim como, a diminuição de espasmos corporais. Desse modo, ela ajuda em casos de asma, bronquite e tosses convulsivas. A seguir você aprenderá uma receita de chá que auxiliará na redução dos problemas mencionados acima.

Leia mais: suas plantas cresceram demais? Aprenda a fazer a troca de vasos da forma correta

Além disso, esta planta também ajuda no sistema digestivo do ser humano. Em sua composição, apresenta um antibiótico, ou seja, uma substância conhecida como plumbagina, que atua combatendo as bactérias.
Saiba como fazer o chá da planta orvalhinha
Para esta receita, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

2 gramas de orvalhinha seca (pode utilizar todas as partes da planta);
1 xícara de água filtrada.

Para fazer esta receita é bem fácil também:

Ferva a água em uma chaleira;
Quando atingir seu ponto de fervura, desligue;
Coloque a orvalhinha seca e aguarde por 10 minutos;
Coe e se sentir necessidade, adoce a gosto.

Algumas curiosidades destas plantas
Uma observação interessante, apesar do ser humano poder consumir esta planta, ela está em extinção. Sendo assim, ela atrai suas presas pelo seu odor adocicado e também pelo fato de possuir tentáculos vermelhos brilhantes.

Seu crescimento acontece em ambientes úmidos, como nos pântanos, por exemplo. É uma planta que possui vida curta. Possui uma superfície pegajosa, que facilita a captura de suas presas. É toda floreada de pétalas brancas e rosadas, produzindo frutos de 1 milímetro de coloração castanho-claro.

Enfim, no canal Estrela Verde, você pode observar a planta carnívora e algumas dicas rápidas de cuidado que te auxiliarão a cultivar a planta em sua própria casa.

Saiba mais: suas plantas pararam de crescer? Conheça o adubo mais popular do mercado

 

Comentários estão fechados.