Suas plantas cresceram demais? Aprenda a fazer a troca de vasos da forma correta

A cobra troca de pele, a muda troca de vaso

Naturalmente, toda muda busca crescer e evoluir durante seu ciclo de vida. Inevitavelmente, os primeiro vasinhos comprados para uma planta começam a ficar pequenos demais para a espécie e, eventualmente, o cuidador acaba precisando fazer a troca. Nessa sexta-feira, 25 de fevereiro, você aprenderá como realizar a troca de vasos, em casa, de uma maneira rápida, eficaz e segura. Acompanhe.

Às vezes ficamos procrastinando fazer tarefas que imaginamos serem difíceis e trabalhosas. A troca de vasos pode ser um processo muito tranquilo desde que você replique o passo a passo ensinado a seguir. Claro que, o intuito desse artigo é te explicar como fazer o transplante de uma muda ou de uma planta de médio porte e não de uma palmeira com mais de 100 quilos né. O Vida de Casa trouxe esse artigo especialmente para você, com a missão de facilitar os processos cotidianos relacionados a sua vida de casa.

Veja também: suas plantas pararam de crescer? Conheça o adubo mais popular do mercado

Suas plantas cresceram demais Aprenda a fazer a troca de vasos da forma correta - Reprodução Canva Suas plantas cresceram demais Aprenda a fazer a troca de vasos da forma correta – Reprodução Canva
Quando
Em primeiro lugar, como saber se sua planta já necessita de troca ou se ainda vai mais um tempo ali, saudável? O primeiro sinal, mas não único, é quando perceber que sua planta parou de crescer. Essa parada no crescimento pode se dar por muitos fatores. Ainda assim, um limite de espaço pode ser um deles.

Então, se perceber que sua companheira de repente estagnou, mas ela ainda está:

Saudável (sem doenças e pragas)
Nutrida (adubação em dia e terra de cultivo fértil)
Exposta à luminosidade, umidade, estresse e rega adequados
Não está hibernando

Sua verdinha provavelmente atingiu o limite de crescimento possível para aquele recipiente. Portanto, após avaliar esses sinais, o próximo passo é olhar am baixo do vaso e observar se suas raízes estão saindo pelos buracos de drenagem. Em seguida, se sua planta for relativamente pequena, puxe-a delicadamente pelo caule (para que ela desencaixe do vaso) e observe se as bordas da terra estão tomadas por raízes.

Matéria sobre hibernação aqui: as plantas suculentas hibernam? Entenda o que é o período de hibernação de uma planta
Como fazer a troca de vasos
Primeiramente, compre um vaso que consiga abrigar o seu vaso atual dentro (fique tranquilo, será exemplificado no vídeo abaixo). Esse espaço de sobra é importante para que ele possa receber a terra nova. Compre um substrato nutritivo para colocar no novo vasinho e preencha a base com a terra nova, até 1/4 do topo.

Depois, retire delicadamente a planta do vaso menor, puxando-a sempre pelo caule. Nesse movimento, aproveite para bater um pouco da terra compactada nas raízes para liberá-las e facilitar o seu crescimento no recipiente novo.

Em seguida, bote a planta no vaso novo e coloque o restante da terra nova em volta do espaço aberto. Encha-o até mais ou menos 5 centímetros do topo. Enfim, não compacte a terra! Pressione levemente para poder firmar a planta e não deixar vãos ocos dentro do novo recipiente.

E aí, curtiu? Por fim, assista o vídeo do canal Cultivando e aprenda como fazer a sua próxima troca de vasos.

Para não errar mais: você sabe qual é o local ideal para deixar as suas suculentas? Veja aqui e não erre mais

Comentários estão fechados.