Passo a passo para cultivar samambaias: aprenda agora os cuidados

Hoje vamos ensinar alguns truques para você cultivar samambaias

Goiânia, quinta-feira, 24 de março de 2022 — Hoje vamos ensinar alguns truques para você conseguir cultivar samambaias sem nenhum problema. Essa planta não exige cuidados extraordinários. Entretanto, vale a pena seguir nosso passo a passo. Sendo assim, acompanhe o artigo e descubra quais os cuidados necessários.

Se interessou? Portanto, continue acompanhando a leitura que o Vida de Casa, do Diário Prime, preparou. Diariamente conteúdos incríveis para ajudar você a cuidar das suas plantas e da sua casa. Além disso, não se esqueça de compartilhar tudo que aprendeu por aqui. Portanto, você é muito bem-vindo para conferir nosso conteúdo.

Leia mais: 3 dicas sobre adubo que ninguém te contou: descubra os segredos
Passo a passo para cultivar samambaias
Segundo a Revista Casa e Jardim existem várias espécies de samambaias. Entretanto, os cuidados se assemelham muito. Sendo assim, hoje trouxemos um passo a passo para você aprender de uma vez por todas a cultivar samambaias. Confira:
Luminosidade
Samambaias não gostam de receber luz solar direta nos horários mais quentes do dia. Cultive em locais de sombra, com bastante luz natural ou claridade, no máximo em lugares que receba o solzinho indireto da manhã ou do finalzinho da tarde.

Se apenas a parte da frente da sua samambaia está com folhas e a parte de trás está sem folhas: é sinal de falta de luz em uma das partes da planta. Nesse caso, vá virando sua planta para revezar mais luz aos pouquinhos. No primeiro mês vira um pouquinho, no segundo mais um pouquinho e assim até toda planta se adaptar ao ambiente.
Substrato
As Samambaias gostam de um substrato com bastante matéria orgânica, bem leve e soltinho. O ideal é que tenha pedaços de matéria orgânica para melhorar a drenagem e o enraizamento. Confira essa receita: 1 medida de terra vegetal, 1 medida de húmus de minhoca ou esterco animal seco e bem curtido, 1 medida de cascas de pinus triturada ou cascas de arroz carbonizadas e 1 medida de chips de coco ou fibra de coco ou vermiculita.
Adubação
Para que as samambaias fiquem bem bonitas, cheias e saudáveis, invista em uma boa adubação.
Faça adubações orgânicas a cada três meses com húmus de minhoca ou bokashi e adubações ricas em cálcio como cascas de ovos ou farinha de ossos. Para dar aquele “up” faça adubações mensais com o NPK 10.10.10.
Regas
Esse tipo de planta ama regas em abundância. Além disso, a samambaia é aquela que você rega até começar a escorrer o excesso de água pelos furinhos do fundo do vaso. Esse tipo de rega pode ser feita sempre que o substrato estiver seco.

Você também pode gostar: 5 dicas sobre o que fazer com a rosa do deserto na época de chuva

Deixe nos comentários se foi útil e se você gostou das dicas. Além disso, vamos deixar esse vídeo do canal “Minhas Plantas”, com mais informações sobre essa planta incrível. Confira abaixo as dicas do vídeo.

Leia mais: Apodrecimento de raízes: descubra as causas desse problema nas plantas

Comentários estão fechados.