Apodrecimento de raízes: descubra as causas desse problema nas plantas

Cultivando plantas você com certeza já se deparou com o apodrecimento de raízes, entenda porque isso acontece...

Goiânia, quarta-feira, 16 de março de 2022 — Cultivando plantas você com certeza já se deparou com o apodrecimento de raízes. Entretanto, você não precisa se desesperar, existem maneiras para resolver isso. Segundo a Revista Casa e Jardim existem diversas técnicas para evitar que isso aconteça. Além disso, para evitar é necessário entender as causas. Sendo assim, hoje vamos explicar o que leva ao apodrecimento de raízes.

Se interessou? Portanto, continue acompanhando a leitura que o Vida de Casa, do Diário Prime, preparou. Diariamente conteúdos incríveis para ajudar você a cuidar das suas plantas e da sua casa. Além disso, não se esqueça de compartilhar tudo que aprendeu por aqui. Você é muito bem-vindo para conferir nosso conteúdo.

Leia mais: Rosa do deserto: descubra o momento para levantamento de cáudex
O que causa o apodrecimento de raízes
O apodrecimento de raízes é um problema comum em plantas, consegue afetar também árvores, e até mesmo arbustos. A situação mais comum que causa apodrecimento de raiz é um excesso de umidade no substrato, e a umidade que fica presa naquele substrato por muito tempo é um ambiente altamente favorável para o desenvolvimento de fungos e bactérias.

Esses fungos e bactérias que vão ali nas raízes esperar a oportunidade para infectar sua planta e causar o apodrecimento dela. E a depender da espécie de fungo que vai atacar as raízes da sua planta, nesse cenário de umidade, essa podridão pode evoluir do dia para noite.

Portanto, é muito rápido. Algumas espécies de fungo como ‘Ftoftera’, por exemplo, causam podridão severa. Em um dia a planta está bem e dois ou três dias depois uma podridão generalizada que talvez possa ser até irreversível.

Portanto, para evitar que isso aconteça você deve manter o substrato saudável, sem umidade excessiva. E não se esquecer de utilizar fungicidas que podem evitar o desenvolvimento dos fungos.

Você também pode gostar: Rosa do deserto com flores deformadas: entenda o que pode ser

Gostou do nosso conteúdo? Sendo assim, continue por aqui e descubra mais assuntos incríveis para te ajudar. Esperamos ter ajudado você com esse artigo. Deixe nos comentários se foi útil e se você gostou das dicas. Além disso, vamos deixar esse vídeo do canal “Professor Hemerson Cassiano”, com relatos sobre apodrecimento de raízes.

Leia mais: Rosa do deserto com folhas amarelas e caindo: entenda os motivos

 

Comentários estão fechados.