Guia de cultivo para iniciantes! Aprenda a montar um vaso do zero

É mais fácil do que parece

Se você é um jardineiro de primeira viajem, deve ter chegado até aqui, atraído pela proposta de aprender a montar um vaso de uma vez por todas, sem errar. Nessa quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022, você aprenderá o básico necessário para se sair bem montando o seu primeiro vasinho!

Afinal, em uma grande parte das vezes, quando compramos a nossa mudinha de suculenta ou planta escolhida, os vasinhos já estão montados da forma certa para que você só tenha que chegar em casa e cultivar. O Vida de Casa trouxe um artigo que vai te empoderar a plantar a sua muda desde o início, para você nunca mais ficar refém de um jardineiro especialista na hora de transplantar a sua verdinha. Acompanhe.

Você também pode gostar: 3 mentiras que te contaram pela internet sobre a jardinagem amadora

Guia de cultivo para iniciantes! Aprenda a montar um vaso do zero - Reprodução Canva (1) Guia de cultivo para iniciantes! Aprenda a montar um vaso do zero – Reprodução Canva (1)
Vaso furado é vaso bom
Exatamente, independente do material que for escolher, da cor, do tamanho ou da textura, é sempre essencial comprar um que seja furado embaixo! Isso porque esse pequenos buraquinhos (geralmente marcados para serem feitos por você quando chegar em casa) são essenciais para a drenagem da água!

Dessa forma, toda vez que for regar a sua planta, poderá se sentir tranquilo, sabendo que todo o excesso de água escoará para fora do recipiente impossibilitando um alagamento indesejado. Água parada dentro da terra, que não é escoada, pode prejudicar sua planta, causando o apodrecimento das raízes.
Tamanho
Em seguida, pense no tamanho. Isso está intimamente ligado a planta que vai plantar ali. Quanto maior o vaso, maior o potencial que a verdinha terá para crescer e se desenvolver com saúde. Pense também se o tamanho escolhido caberá no local em que planeja colocar.

Veja também: suas plantas pararam de crescer? Conheça o adubo mais popular do mercado
Como montar
Enfim, a parte mais importante e mais simples de ser feita, o passo a passo da montagem de um vaso. Comece colocando um papel toalha, pano ou argila expandida no fundo. Isso tem a função de segurar a terra nova e não a deixar sair pelos buracos quando for regar a sua planta. Além disso, se resolver colocar argila expandida, isso ajuda a escoar a água no pós rega.

Então, escolha uma terra vegetal de qualidade e preencha o vaso até a metade. Em último lugar, coloque a muda comprada e cubra os espaços restantes com o resto da terra vegetal. Não aperte a terra por cima da muda! Contudo, caso escolha germinar uma semente diretamente no vaso, ao invés de encher até a metade, coloque a terra até o topo (deixando um vão de 5 centímetros), depois que colocar as argilas ou o pano e germine a sua semente de acordo com as especificações.

E aí, curtiu? O próximo artigo trará informações sobre como germinar a sua semente para que possa dar seguimento ao seu processo de plantio no vaso. Por fim, fique com esse vídeo do canal SUSSA RODRIGUES, que traz o passo a passo do processo.

Matéria completa aqui: como escolher o vaso ideal? As 3 melhores dicas para quem está começando

 

Comentários estão fechados.