Como escolher o vaso ideal? As 3 melhores dicas para quem está começando

Não é só o tamanho que importa na hora acomodar suas verdinhas

Quem está pensando em comprar a sua primeira muda e não sabe o que escolher, vai se beneficiar muito desse artigo. Nessa sexta-feira, 25 de fevereiro, você aprenderá a escolher o vaso ideal para acomodar a sua mudinha e descobrirá dicas de como realizar a troca de um vaso menor para um maior. Acompanhe.

Em primeiro lugar, o tamanho do recipiente não é a única coisa que importa na hora de comprar um vaso. Obviamente, antes de comprar, sempre pense sobre qual tipo de planta irá cultivar ali. Ela tem o potencial de crescer muito? É uma espécie que precisa de umidade ou prefere um solo mais seco e arenoso? Assim, as respostas dessas e de outras perguntas irão te direcionar com maior assertividade na hora da compra. O Vida de Casa trouxe esse artigo especialmente para você.

Matéria bombando na rede: as plantas suculentas hibernam? Entenda o que é o período de hibernação de uma planta

Como escolher o vaso ideal na hora de plantar As 3 melhores dicas para quem está começando - Reprodução Canva (2) (1) Como escolher o vaso ideal na hora de plantar As 3 melhores dicas para quem está começando – Reprodução Canva (2) (1)
Vaso bom é vaso furado
Sim, é extremamente necessário que o vaso escolhido possua alguns buraquinhos na parte de baixo, feitos para a drenagem da água. Sempre que regamos uma planta, o excesso de água deve ser escorrido para que não alague a terra e afogue as raízes. Esse é um dos pontos mais importantes na hora de escolher, se certificar de que o modelo possua buracos de drenagem!
Material
Antes do tamanho, avalie o material que será usado. Existem algumas opções diferentes das populares, que são plastificadas. O barro é uma delas, vasos de cerâmica, pedras artesanais, etc. Mas, sempre tenha em mente que seu vaso precisa ser furado! Quando o recipiente não possui furos de vazão, chamamos o objeto de cachepot e não de vaso!

Ademais, o material usado influência na durabilidade do produto, na temperatura da terra e, claro, na estética visual do seu cultivo. Os vasos de barro, por exemplo, conservam calor por mais tempo, sendo ideais para ambientes de baixa temperatura.

Leia também: húmus de minhoca! Aprenda a utilizar esse adubo maravilhoso nos seus vasos
Tamanho
Em último lugar, mas não menos importante, falaremos sobre o tamanho dos recipientes. Geralmente, mede-se um vaso pelo seu diâmetro de borda ou pela quantidade de terra (em litros) que ele consegue abrigar. Entretanto, existem outros parâmetros que são usados na hora de medir que também estão relacionados com o tamanho do seu vaso.

Por exemplo, vasos mais longos e estreitos, drenam melhor o excesso de rega, sendo indicados no cultivo de plantas que precisam manter suas raízes secas e são adaptadas com pouca água. Em contrapartida, vasos mais largos e menos altos tendem acumular mais umidade no fundo, sendo mais indicados para plantas cultivadas em climas quentes e sol pleno. Na hora de escolher, faça perguntas!

E aí, curtiu? Enfim, assista o vídeo do canal Cultivando e descubra mais sobre o tema.

Você também pode gostar: 3 plantas que não são para iniciantes e requerem cuidados especiais

 

 

Comentários estão fechados.