Lua nova é ideal para se plantar? Confira o que descobrimos

Confira se a lua nova é um bom período para plantar e tire suas dúvidas

O crescimento das plantas pode ser muito influenciado pelas fases da lua. Sendo assim, nesta quinta-feira (11/11), o blog Vida de Casa, do site Diário Prime, vai te explicar se a lua nova é ideal para se plantar e opções de plantas para a época. Confira!
Como as fases da lua podem influenciar o plantio?
Embora não haja comprovações científicas, o conhecimento empírico de agricultores de pequeno e grande porte afirma que as fases da lua influenciam diretamente o plantio. Isso porque a lua, como um satélite natural, associada à luminosidade influencia a terra pelo magnetismo.

Dessa forma, a lua influencia a quantidade de seiva presente no caule das plantas e a sua circulação ao longo do organismo. Além disso, a lua pode acelerar a germinação de sementes em decorrência da incidência de luz.

Leia mais: Vasos Meia Lua Para Jardim Vertical: Um Jeito Novo De Cultivar Plantas No Quintal De Casa

Lua nova é ideal para se plantar? Confira o que descobrimos Lua nova é ideal para se plantar? Confira o que descobrimos | Pexels
A fase da lua nova e o plantio
A fase de lua nova é considerada aquela em que o contorno do satélite mal é visto devido a um alinhamento completo entre sol, terra e lua. Sendo assim, nesse período existe uma tendência de que a seiva seja atraída para o caule pelo magnetismo.
Plantar ou não?
Como a água se concentra no caule durante a fase de lua nova essa fase não é ideal para o plantio, pois as sementes germinam, mas não ficam tão resistentes. Sendo assim, a maioria das plantas tem maiores chances de desenvolver algum tipo de praga e morrer facilmente.

Veja também: Como Germinar Sementes De Uva? Mais Fácil Que Colher Caju Maduro No Pé

Lua nova é ideal para se plantar? Confira o que descobrimos Lua nova é ideal para se plantar? Confira o que descobrimos | Pixabay
Plantas ideais para plantio na lua nova
Em decorrência da seiva permanecer mais no caule nessa época, o cultivo se torna ideal para produção de madeira. Além disso, a lua nova pode ser um bom momento para o plantio de folhas como couve, almeirão e espinafre e de plantas medicinais, banana e cebolinha.

Saiba mais: Como Plantar Lentilhas Em Vasos: Dicas Simples E Barata Para Aprender A Cultivar

Agora que você já sabe que a lua nova é ideal para se plantar alguns tipos específicos de planta, invista nesse cultivo e colha muitos frutos. Vale a pena investir no crescimento da madeira e nas plantas que citamos. Contudo, de modo geral, a época não é muito propícia para plantio.

Comentários estão fechados.