Alho na comida: entenda o que esse tempero faz pela sua saúde

Além de saboroso, o alho traz muitos benefícios para quem o consome

São Paulo, segunda-feira, 21 de março por Lucca Ranoya – O alho é um tempero muito saboroso e benéfico para a saúde humana. O que conhecemos como alho, é a parte do bulbo de uma planta perene, da família das Amaryllidaceae, especificamente da espécie Allium Sativum.

Como já se sabe, podemos usá-lo cru, cozido, frito, assado, em formas de creme e em misturas compostas por outros temperos. Seu gosto picante e único, encanta a maior parte dos brasileiros que o consomem. Para mais conteúdo gratuito sobre plantas, acesse o Vida de Casa.

Veja também: Saiba quais são as melhores plantas para serem cultivadas em casa; confira agora

Alho na comida entenda o que esse tempero faz pela sua saúde - Reprodução Canva Alho na comida entenda o que esse tempero faz pela sua saúde – Reprodução Canva
Antimicrobiano
Primeiramente, o alho é um tipo de alimento que possui propriedades antibactericidas e antimicrobianas. Um dos compostos responsáveis por esse efeito é a alicina. Primordialmente, já se usava o alho como alimento medicinal. Ademais, ele também consegue combater alguns tipos de infecções virais.
Nutritivo
Além disso, o alho é um tempero bem nutritivo. Principalmente, quando é usado fresco, suas propriedades minerais e vitamínicas são melhores conservadas na hora do preparo. O alho possui vitamina A, B2, B6, C e possui alguns minerais como o ferro, silício, selênio e iodo.
Previne o câncer e reduz a pressão alta
Devido a alguns compostos biologicamente ativos, o alho consegue prevenir o aumento do número das células cancerosas no corpo. Esses compostos também evitam o acúmulo de radicais livres e protegem o corpo dos danos causados pelo estresse oxidativo. Dessa forma, esse processo promove a longevidade. A alicina também consegue reduzir a pressão arterial de acordo com a matéria publicada no ecycle, pela Stella Legnaioli.

Veja também: Gengibre: conheça os benefícios dessa raiz para a sua saúde e aprenda como fazer um chá
Facilita a eliminação de metais pesados
Enfim, por conter na sua composição compostos ricos em enxofre, antioxidantes extremamente potentes, consegue se ligar de uma forma muito eficiente à metais pesados dentro do organismo e destoxificá-los. Sendo assim, a ingestão do alho, principalmente cru, pode proteger alguns órgãos vitais da toxidade desses metais livres.
Protetor do coração
Por fim, o alho é um alimento com grandes potenciais protetores do coração. Por ser um alimento com grande potencial antioxidante, ele diminui a agregação de partículas de gordura nas paredes das artérias e evita a arteriosclerose. Com isso, o alho também evita a formação de coágulos, pois, possui propriedades que evitam a agregação das plaquetas no sangue. E aí, curtiu? Fique agora com o vídeo do canal da “Angela Xavier” para mais informações sobre esse alimento precioso.

Leia mais: Alecrim na comida: descubra os benefícios dessa erva na sua cozinha. Confira agora

Comentários estão fechados.