Conheça o Hibisco Colibri: uma linda planta ornamental pouco conhecida

Suas flores são o ápice da sua beleza

São Paulo, quinta-feira, 24 de março por Lucca Ranoya – O Hibisco Colibri é uma planta arbustiva, ramificada que pode chegar a até 4 metros de altura! Também conhecido por Malvavisco, nome um tanto engraçado, é originário do México e parte norte da América do Sul.

Em relação aos climas adaptáveis, o Hibisco Colibri se adapta bem ao tropical e subtropical, ambos muito presentes no Brasil. É uma planta bem rústica de fácil cuidado, o que a torna uma opção muito tentadora para quem deseja construir cercas vivas ou arbustos maciços, sem muito tempo para a manutenção diária. Para mais dicas de jardinagem e cultivo de plantas, acesse o Vida de Casa.

Veja também: Você sabe o que são plantas nativas? 5 plantas brasileiras para você conhecer

Conheça o Hibisco Colibri uma linda planta ornamental pouco conhecida - Reprodução canva Conheça o Hibisco Colibri uma linda planta ornamental pouco conhecida – Reprodução canva
Características do Hibisco Colibri
Primeiramente, como o próprio já aponta, é uma planta parente do hibisco. As folhas são bem características da espécie, exibindo um tom esverdeado, em formato de gota, com leves dentições macias na borda. Entretanto, a sua flor não abre tanto quanto a da sua parente. Assim, fica semifechada quase que por toda a sua vida e exala tons avermelhados ou rosados, dependendo da variedade.
Curiosidades
De acordo com a matéria publicada 16 de janeiro de 2018, no site da Wikipedia, o Hibisco Colibri atrai muitos beija-flores. Em segundo lugar, o Hibisco Colibri é uma PANC. Como já conversamos no artigo das PANC, a sigla significa plantas comestíveis não convencionais. Entretanto, não é porque suas flores são comestíveis, que você deve sair por aí chupando o néctar do Hibisco Colibri.

Sempre consulte seu nutricionista antes de fazer qualquer mudança dietética, pois, alergias podem ocorrer a compostos estranhos de qualquer planta. Portanto, essas informações assumem somente a finalidade educativa, certo?

Veja também: Entenda o que são as PANC: plantas alimentícias não convencionais
Necessidades e preferências do Hibisco Colibri
Então, chegamos no ponto em que falaremos sobre as necessidades de luminosidade, solo, rega e adubação. Em primeiro lugar, a espécie não é muito exigente em relação ao substrato em que é plantada. Ainda assim, ela se beneficia e responde muito bem com uma mistura de terra rica em matéria orgânica.

Além disso, para o melhor florescimento, o Hibisco Colibri deve ser plantado em um local que bata Sol direto por pelo menos 4 ou 6 horas diárias! Você sabia que o Sol influencia diretamente na floração de muitas espécies? Por fim, sua floração acontece durante o ano todo.

Enfim, as regas devem ser frequentes somente nos períodos em que o Hibisco Colibri ainda é uma muda ou está plantada em um vaso de pequeno porte. Isso porque nesse estágio, a planta vai precisar de mais água e umidade para o seu desenvolvimento pleno.

Entretanto, quando a espécie já está grande, se desenvolvendo bem e está plantada em solo aberto, a rega não deve ser uma grande preocupação. Regue quando perceber que o solo está extremamente seco e já não chove há alguns dias. E aí, curtiu? Fique agora com o vídeo do canal “Vida No Jardim” e saiba mais informações sobre o Hibisco Colibri!

Veja também: O que são plantas exóticas: entenda o termo de uma vez por todas

Comentários estão fechados.