Entenda o que são as PANC: plantas alimentícias não convencionais

Saborosas, muitas passam despercebidas pelos olhares não treinados

São Paulo, quarta-feira, 16 de março por Lucca Ranoya – Você já ouviu falar nas PANC? De acordo com a matéria escrita pela Vanessa Sardinha, disponível no site Brasil Escola, da Uol, a sigla significa: Plantas Alimentícias Não Convencionais. Foi criada pelo biólogo Valdely Ferreira para se referir a uma lista de plantas comestíveis que não são conhecidas pela maior parte da população.

Elas são plantas, inteiras ou em partes, que podem ser usadas na alimentação (geralmente bem nutritivas por serem selvagens) de seres humanos, mas que não são usadas no dia a dia. Hoje, o Vida de Casa traz uma lista com 5 tipos diferentes de PANC, para você poder variar o seu cardápio e seu conhecimento. Acompanhe.

Veja também: Top 6 plantas para cultivar em casa que crescem rápido demais

Entenda o que são as PANC plantas alimentícias não convencionais - Reprodução Canva (1) Entenda o que são as PANC plantas alimentícias não convencionais – Reprodução Canva (1)
Ressalvas
Antes de tudo, é importante mencionar: sempre faça mudanças dietéticas acompanhado por uma boa nutricionista. Alergias e reações inesperadas são reais, perigosas e podem acontecer ao ingerirmos alimentos que não estamos acostumados. Portanto, previna-se e proteja-se! Não saia comendo qualquer tipo de planta só porque ela é comestível.
Amor de hortelã
Fica ótimo em salteados, molhos e em substituição de plantas mais amargas como o espinafre. É encontrado perto de rios e lugares de vegetação alta. Fácil de observar, seu ramo gruda na roupa quando entra em contato com ela. Além disso, tem um caule que oscila entre as formas triangulares e quadradas.

Veja também: Como cultivar mudas de frutíferas dentro do apartamento? Guia de cultivo
Serralha
Ela é uma erva comestível na parte das folhas. Como o nome aponta, suas folhas tem o formato de serra. Seu caule é quadrado e, quando quebrado, solta um líquido leitoso. Suas flores são amarelas. Por fim, fica ótima quando colocada em saladas e pratos que remetem ao verão.
Espargo Silvestre
Na família dos Espargos, existe uma grande quantidade de espécies que são comestíveis. No caso do espargo silvestre, seu formato lembra o de um ramo de espinafre, com a adição de cabinhos, que lembram pequenas molas, saindo ao longo do seu caule. Para comer, tire esses cabinhos e foque nas folhas verdes.
Dente de leão
Em último lugar, falaremos do dente-de-leão! Essa é uma espécie mais comum e bem característica. Gera uma flor amarelada e tem um formato, na sua base, bastante peculiar. O que se come são as folhas, serrilhadas, próximas da base. Fica ótimo em saladas e, em pequenas quantidades (bem amargo), no suco verde matinal. Ademais, ela é super nutritiva.

Lembre-se, quando for colher alguma espécie selvagem, lave as folhas ou partes comestíveis antes de ingerir. E aí, curtiu a matéria? Enfim, fique com o vídeo do canal “Na Mesa do Chef” e descubra outros tipos de PANC que são mostradas no decorrer do programa.

Veja também: Campânula: conheça essa belíssima planta para o seu jardim e saiba os principais cuidados do seu cultivo

Comentários estão fechados.