Imbé Furado: saiba como cultivar a planta e aprenda dicas sobre cuidados básicos

Também conhecida como Monstera Adansonii

São Paulo, quarta-feira, 23 de março por Lucca Ranoya – O Imbé Furado é uma planta ornamental muito peculiar. Suas folhas são largas, verdoengas e possuem furos na parte central que lembram a visão de um queijo suíço vegetal. Hoje, você vai aprender a cultivar essa beleza para tê-la no seu jardim, acompanhe.

O Imbé Furado é uma trepadeira, tropical, nativa das florestas da América Centra e Sul, do mesmo gênero botânico que a Monstera Deliciosa, também conhecida como Costela-de-adão. De acordo com a matéria publicada em 26 de fevereiro de 2020, no Wikipedia, o gênero das Monsteras abriga espécies de plantas com flor, que possuem folhas maiores do que as plantas “convencionais”. O Imbé Furado está sendo popularizado pela sua aparência diferente e utilizado em muitos projetos de decoração de interiores. Para mais informações sobre plantas, acesse o Vida de casa.

Veja também: Decoração minimalista: veja os itens que não podem faltar na casa

Imbé Furado saiba como cultivar a planta e aprenda dicas sobre cuidados básicos - Reprodução Canva Imbé Furado saiba como cultivar a planta e aprenda dicas sobre cuidados básicos – Reprodução Canva
Caules herbáceos
Curiosamente, o Imbé Furado possui raízes que saem do próprio caule. Assim, essas raízes também são chamadas de caules aéreos e ajudam a planta a se fixar em estruturas ou em outras árvores, para cumprir o seu papel de trepadeira. Esse é um aspecto bem curioso da espécie.
Tamanho das folhas
Em seguida, encontramos uma diferença entre o cultivo do Imbé Furado. Quando escolhemos cultivá-lo como planta pendente, suas folhas crescem em um tamanho menor. Além disso, no início de seu crescimento, as folhas da planta ainda estão fechadas e inteiras. Dessa forma, somente durante o seu desenvolvimento que os seus furos começam surgir.

Ainda assim, outro fator que influencia no desenvolvimento das folhas do Imbé Furado, é a quantidade de claridade disponível no local de cultivo. Então, sempre prefira cultivá-lo em locais de grande claridade difusa, pois, cantos escuros não são a melhor escolha para a espécie.

Veja também: Você sabe o que são plantas nativas? 5 plantas brasileiras para você conhecer
Condições de cultivo
Enfim, por ser uma planta tropical, o Imbé Furado não gosta de climas frios! Adora climas quentes, de pouco vento. A luminosidade ideal é sempre em meia sombra, contando ainda com uma claridade boa. Ademais, em relação à rega, o Imbé Furado gosta de solos úmidos. Portanto, quando for regar, regue abundantemente. O momento certo para repetir a hidratação será antes um pouco antes do solo ficar completamente seco. Sendo assim, sempre cheque a terra com o seu dedo para não vacilar nessa tarefa.

Agora, quando pensamos na terra, o Imbé Furado se desenvolve bem em terras fibrosas, ricas em matéria orgânica. Por isso, uma boa terra vegetal, misturada com partes de adubo orgânico e fibra de coco podem ser uma mistura indicada. Por fim, cuidado com o seu manuseio porque o Imbé Furado é tóxico pela sua alta quantidade de oxalatos. E aí, curtiu? Fique agora com o vídeo do canal “Vida no Jardim” e conheça mais sobre essa planta tão diferente.

Veja também: O que são plantas ornamentais? Entenda de uma vez por todas o conceito

 

Comentários estão fechados.