Onze horas: conheça essa suculenta rara de flores comestíveis

É linda, simpática e diferente de tudo que você já viu

São Paulo, quarta-feira, 23 de março por Lucca Ranoya – A primeira questão que deve vir em mente é: porque essa planta se chama onze horas? O motivo é tão simples quanto a pergunta: pelo fato das suas flores se abrirem na parte mais quente da manhã, de sol mais forte, geralmente próximo das 11 horas.

É uma espécie de muitos atributos: é florífera, pendente, suculenta e variegata. Esse último termo significa que a coloração, em parte das suas folhas, não apresenta o tom esverdeado comum que o resto da planta possui. Isso acontece pela falta de produção de clorofila nessas partes, trazendo um visual totalmente novo e diferente para as espécies que são variegatas. Assim, elas podem ser muito estéticas. Para mais dicas de jardinagem, acesse o Vida de Casa.

Veja também: Você sabe o que são plantas nativas? 5 plantas brasileiras para você conhecer

Onze horas conheça essa suculenta rara de flores comestíveis - Reprodução Canva (1) Onze horas conheça essa suculenta rara de flores comestíveis – Reprodução Canva (1)
Portucala Oleracea
Enfim, esse é outro nome dado para a popular onze horas, visto que existem outras espécies que também são conhecidas pelo termo onze horas. Seus ramos são caídos, cheios, perfeitos para decorarem jardins e projetos arquitetônicos como planta forração. Ainda assim, ela também pode ser cultivada pendente, inclusive, fica linda dessa forma.

De acordo com o artigo publicado 22 de fevereiro de 2022, no Wikipedia, a onze horas é uma planta comestível, também usada para fins medicinais, principalmente na Europa. Quando cozida, é diurética e aumenta a secreção do leite materno. A onze horas tem propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e é antifúngica.

A aparência das folhas traz muito charme para o cultivo. Isso porque dependendo da variedade, as bordas das folhas podem exibir tons esbranquiçados ou rosados, combinando com o verde-escuro central. Você já viu alguma folha com tons arroxeados e rosados? Incrível né?

Veja também: Você sabe o que são plantas nativas? 5 plantas brasileiras para você conhecer
Como cultivar a onze horas
Então, para cultivar a Portucala Oleracea, que é uma espécie suculenta e florífera, você precisará colocá-la em um local que tenha uma boa luminosidade e sol direto por pelo menos 4 horas diárias! Além disso, preferencialmente, instale-a em um local ventilado e faça as regas somente quando perceber que a terra está seca. A umidade constante é inimiga da maior parte das suculentas.

Assim, para que a sua onze horas floresça lindamente, cultive-a em uma terra rica em compostos orgânicos, estercada ou que contenha húmus de minhoca. Isso irá prover os nutrientes necessários para a fase de crescimento da planta. Contudo, esses adubos são bem úmidos e devem ser misturados com outros elementos que tornam a terra mais soltinha e drenante, como a areia ou perlita. E aí, curtiu a matéria? Fique agora com o vídeo do canal “Vida no Jardim” e conheça mais sobre as onze horas!

Veja também: O que são plantas ornamentais? Entenda de uma vez por todas o conceito

Comentários estão fechados.