Como cultivar um girassol pequeno? Dicas para a germinação e manutenção

Acompanhar o processo de crescimento do girassol é simplesmente maravilhoso

O girassol é uma planta peculiar e extremamente icônica. Quem nunca viu sua bela flor, de pétalas amarelas e centro marrom, lembrando uma coroa solar e já a classificou como o rei das flores? Nessa sexta-feira, 4 de fevereiro, você aprenderá como plantar um girassol e realizar o cultivo da espécie em casa! Acompanhe.

O girassol é uma planta com tamanhos variados. Hoje trataremos sobre o girassol pequeno, que pode chegar a 30 centímetros se bem cuidado. Uma curiosidade, existem girassóis plantados no solo que podem chegar a quase 4 metros de altura! Já imaginou caminhar em uma plantação de girassóis gigantes? O Vida de Casa trouxe esse artigo especialmente para você.

Aprenda sobre as: orquídeas em vasos: como cuidá-las e estimular o seu florescimento


Semeando
Antes de tudo, escolha uma semente de girassol que está viva e não foi irradiada ou tratada com nenhum químico. Isso e fundamental para que suas chances de germinação aumentem. Além disso, para o plantio caseiro, escolha as sementes menores, pois, elas são indicativo da espécie que cresce menos.
Prepare o vaso
Depois, escolha um vaso médio, com no máximo 20 centímetros de diâmetro e que tenha furos embaixo. Use uma terra vegetal de qualidade e, se preferir, misture um pouco de húmus de minhoca ou esterco curtido para deixá-la ainda mais nutritiva. Sempre deixe livre uns 3 centímetros de vão na parte de cima do vaso. Isso te livrará de uma sujeira quando for regar.
Germinando
Então, coloque as sementes de girassol, sempre mais do que uma, dentro da terra. A profundidade sempre será 1 vez e meia o tamanho da própria semente. Uma dica bem valiosa viu? Além disso, o motivo para sempre semear mais do que uma semente é para que não perca tempo esperando por uma semente que não irá germinar. Dê sempre mais oportunidades para a vida.

Veja também: 3 mentiras que te contam na internet sobre a melhor forma de regar suas plantas
Manutenção
Enfim, depois que plantar a sementes, procure manter o solo úmido para que possam se desenvolver e se tornarem brotos. Dessa forma, faça o uso de um pulverizador ou borrifador. Umedeça, não encharque, todos os dias, pela manhã ou noite. Evite colocar, nesse momento, seu vaso em um local extremamente quente e sob exposição solar direta.
Cultivo
Por fim, quando o seu broto virar muda e você perceber que seu girassol está um pouquinho mais robusto, comece colocando o seu vasinho no sol, nos horários mais amenos. Então, a medida que o girassol for crescendo e florescendo, estenda gradualmente os períodos de exposição solar para que ele se adapte, ganhe a resistência e o suporte necessário para se desenvolver. Lembre-se, o girassol é uma planta de sol pleno!

E aí, curtiu? Assista a seguir o vídeo do canal Vila Nina TV e aprenda mais sobre o cultivo do girassol.

Leia também: você conhece o guacamole? Uma receita de molho pronta em 10 minutos

Comentários estão fechados.