3 mentiras que te contam na internet sobre a melhor forma de regar suas plantas

Não caia nessa

Com a popularização da internet, todo tipo de conhecimento se torna extremamente acessível. Ao mesmo tempo, muitas mentiras e informações incorretas se espalham por aí. Nessa quarta-feira, 23 de fevereiro, você descobrirá 3 mentiras que são contadas na internet sobre a forma correta de regar as suas plantas.

Não é porque uma informação está sendo veiculada que ela é legítima e honesta. O Vida de Casa sempre encoraja o leitor averiguar a fonte da informação tratada e conhecer os autores que escreveram sobre ela. Os artigos são baseados em estudos, pesquisas e opiniões de especialistas? Hoje, você desmistificará 3 informações que são faladas por aí, corrigidas pelo engenheiro-agrônomo responsável pelo canal do YouTube Cultivando, Gaspar Yamasaki. Acompanhe.

Veja também: você sabe qual é o horário ideal para regar suas plantas? 3 dicas para acertar

3 mentiras que te contam na internet sobre a melhor forma de regar suas plantas - Reprodução Canva 3 mentiras que te contam na internet sobre a melhor forma de regar suas plantas – Reprodução Canva
Pedras de drenagem
Provavelmente você já ouviu muita gente falando da importância das pedras de drenagem na hora de montar o seu vasinho. Isso porque elas teoricamente ajudariam na drenagem do excesso da água das regas. Porém, o mito aqui é que, se bem montado, o vaso sem pedras drena tão bem quanto o outro. Enfim, tudo o que é necessário para melhorar a drenagem é cultivar um solo adequado, que não tenha a tendência de compactação.
Queimar as folhas com a água da rega
Reza a lenda que se você regar as folhas e flores da sua planta em horários de sol intenso, as pequenas poças de água que irão se formar ali podem queimar a sua companheira. Na teoria, isso aconteceria por um efeito magnificador que a água produziria nos raios de luz.

Enfim, novamente, vários estudos foram feitos desmistificando essa teoria. Isso não acontece na prática. Ainda assim, o melhor horário para a rega das verdinhas não é ao meio-dia! Se quiser saber mais sobre isso, acesse o link a seguir.

Matéria completa aqui: você sabe qual é o horário ideal para regar suas plantas? 3 dicas para acertar
Formato do vaso
Em último lugar, é frequentemente dito no mundo da jardinagem que vasos maiores e mais longos drenam menos água do que vasos menores e mais largos. Mas, a verdade é que, baseado em múltiplos estudos científicos sobre o tema, o contrário é o verdadeiro.

Vasos mais longos e finos acumulam menos água nas raízes da planta em comparação à vasos menores e mais largos. Por isso, o cultivo de plantas que necessitam de um solo mais seco, como as orquídeas, é feito em vasos longos e mais estreitos.

E aí, curtiu? Por fim, assista o vídeo do canal Cultivando e descubra um mito extra compartilhado no final.

Você também pode gostar: ar condicionado caseiro! Aprenda o passo a passo que irá salvar o seu verão

 

Comentários estão fechados.