Fases da lua para se plantar: dicas fundamentais para o seu sucesso

Confira os melhores períodos para plantar conforme o posicionamento da lua

A lua é um satélite natural da terra que influencia no posicionamento da seiva. Você sabe quais as fases de lua e como elas influenciam o plantio? Saiba nesta segunda-feira, dia 15 de novembro, pelo blog Vida de Casa, do site Diário Prime, quais as fases da lua para se plantar. Não perca!
Quais são as fases da lua?
Como vimos, a lua é um satélite que orbita ao redor da terra e tem diferentes fases conforme o seu posicionamento em relação ao sol e ao planeta terra. Sendo assim, por meio do movimento de translação, a lua pode ter as fases de cheia, nova, minguante e crescente.

Leia mais: Adubo orgânico para Rosa do Deserto: um jeito diferente de reaproveitar a matéria orgânica para as plantas

Fases da lua para se plantar: dicas fundamentais para o seu sucesso Fases da lua para se plantar: dicas fundamentais para o seu sucesso | Foto: Pexels
Fases da lua ideais para o plantio
As diferentes fases da lua influenciam na concentração da seiva em diferentes regiões da planta, favorecendo ou não o cultivo. Nesse sentido, a lua exerce um certo magnetismo em relação à terra, influenciando a circulação interna da planta. Confira o que pode ser plantado em cada fase.
1) Lua minguante
Durante essa fase, a seiva permanece concentrada nas raízes porque a força da gravidade terrestre é maior que o magnetismo lunar. Sendo assim, é a fase ideal para plantio de frutos e vegetais que crescem embaixo da terra como batata, rabanete, cenoura e inhame.
2) Lua crescente
Na fase de lua crescente, a seiva é puxada levemente em direção ao caule e folhas por meio do equilíbrio entre força magnética do satélite e gravitacional da terra. Sendo assim, é um ótimo período para plantio de tudo que cresce acima da terra como alface, tomate e milho.

Veja também: Como germinar sementes de uva? Mais fácil que colher caju maduro no pé

Fases da lua para se plantar: dicas fundamentais para o seu sucesso Fases da lua para se plantar: dicas fundamentais para o seu sucesso | Foto: Pixabay
Fases da lua ideais para colheita
As fases de lua cheia e nova são ideais para colheita e plantio de algumas espécies. Contudo, durante a lua nova, recomenda-se a fertilização do solo enquanto na lua cheia, a colheita em si, uma vez que a seiva está mais concentrada nas folhas e o fruto fica mais saboroso.

Você também pode gostar de: Como plantar lentilhas em vasos: dicas simples e barata para aprender a cultivar

A lua influencia de modo significativo o plantio de sua horta. Sendo assim, siga essas dicas de fases da lua para se plantar e programa plantio e colheita. Dessa forma, você pode aproveitar ao máximo todo suporte do solo e ter produtos orgânicos, frescos e muito saborosos.

Comentários estão fechados.