Alho: saiba quais os cuidados ter com a plantação e colheita deste condimento

De forma simples e objetiva, apresentaremos um passo a passo para você ter sucesso no seu cultivo de alho

Nesta sexta-feira, dia 12 de novembro, o blog Vida de Casa, do Diário Prime, vai mostrar algumas dicas para cultivar o alho. A saber, este é um dos temperos mais populares no Brasil, pois os alimentos ficam ainda mais gostosos quando recebem esse condimento especial. Mas, você já pensou em ter sua própria plantação? Se a resposta for sim, confira algumas dicas para ter uma boa colheita.

Como o alho é uma planta com capacidade de se adaptar em qualquer tipo de solo, pode se desenvolver com o mínimo de nutrientes, já que suporta grandes variações de pH. Contudo, o ideal fica entre 6 e 6,5. Porém, é preciso oferecer um solo fértil, com disponibilidade de nitrogênio, ter uma boa drenagem e plantar cada dente entre de 3 a 5 centímetros um do outro.

Leia também: Pimenta do reino: conheça os benefícios incríveis que este condimento pode proporcionar

Colheita de alho Foto Reprodução do Pxhere Colheita de alho Foto Reprodução do Pxhere
Dicas para plantação e colheita do alho
Separe um vaso e faça uma camada de drenagem no fundo utilizando brita ou pedras de jardim de forma que facilite o escoamento da água. Depois, coloque a terra até quase o topo e faça pequenos buracos para colocar os dentes de alho. A partir desses buraquinhos, coloque o alho com a parte mais fina virada para cima, cobrindo com a terra, mas sem apertar demais.

Com os dentes plantados, lembre-se de fazer a irrigação frequente para que sua planta cresça e se desenvolva. No começo, mantenha o solo sempre úmido, e quando os bulbos iniciarem o seu crescimento, diminua a frequência da irrigação, parando de vez até 20 dias antes da colheita do alho.

Confira também: Plantar cebola: aprenda todas as dicas importantes para ter sucesso no seu cultivo

A colheita é feita após 3 e 9 meses, mas esse tempo varia, pois depende do tipo de alho, das condições do solo e do clima. Se parte das folhas ficarem secas e amarelas, você já pode fazer sua colheita. Contudo, é importante tomar alguns cuidados após a colheita, uma vez que é necessário que as cabeças de alho fiquem expostas à luz solar.

O recomendando é que os bulbos se exponham à luz solar entre 20 e 30 dias para que fiquem totalmente secos. Por fim, agora, você já pode plantar o seu alho e ter esse tempero sempre a disposição na sua casa. Gostou? Conte para nós!

Você pode gostar: Cultivo de tomates: como evitar 4 erros que podem prejudicar sua horta

Comentários estão fechados.