Plantas que aumentam sua produção de óxido nítrico: a molécula da saúde

Uma das moléculas mais importantes no corpo humano

São Paulo, segunda-feira, 21 de março por Lucca Ranoya – O óxido nítrico é uma molécula importantíssima no nosso corpo. Sendo assim, ela pode ser usada como um dos marcadores do infarto e como um dos marcadores do seu potencial de memória de longo prazo. Por fim, ela influencia também o aprendizado, a ereção, oxigenação do corpo e sistema imune.

Basicamente, o nosso corpo produz o óxido nítrico a partir da oxidação de um aminoácido chamado arginina. Então, nesse processo, usamos outro elemento chamado nitrito para completar a produção da molécula da saúde. Enfim, os nitritos são ingeridos a partir da alimentação, principalmente quando comemos vegetais. Daí a importância, nesse caso, de comermos os verdinhos né. Em seguida, aqui no Vida de Casa, você irá saber quais vegetais do dia a dia são ricos nesse composto!

Veja também: Shimeji: conheça os benefícios que o consumo regular desse fungo pode trazer

Plantas que aumentam sua produção de óxido nítrico a molécula da saúde - Reproduão Canva Plantas que aumentam sua produção de óxido nítrico a molécula da saúde – Reprodução Canva
Cuidado com a suplementação
Contudo, quantidades elevadas desse composto podem ser extremamente tóxicas. Com isso, a suplementação de óxido nítrico a partir de fontes sintéticas só deve ser feita com acompanhamento médico ou nutricional. Sendo assim, o excesso crônico de óxido nítrico está associado com: cânceres, colapso dos vasos sanguíneos, choque séptico, doenças inflamatórias, etc.
Benefícios do óxido nítrico
Primeiramente, essa molécula atua como um potente vasodilatador. Com a expansão dos vasos causada por esse composto, o sangue, nutrientes e oxigênio carregados, chegam em maior quantidade aos locais destinados. Ademais, ele também atua na imunidade, saúde cardíaca e capacidade de ereção.
Plantas que estimulam a produção de óxido nítrico
Assim, as plantas que estimulam a produção dessa molécula valiosa são as que possuem um boa quantidade de nitrito em sua composição! Mas, a quantidade de antioxidantes, vitamina C e proteínas presentes na alimentação, também são aspectos importantes na formação de óxido nítrico. Portanto, sempre que possível, combine plantas fontes de nitrito com outros vegetais que entreguem esses outros aspectos. Plantas com quantidades significativas de nitritos:

Beterraba
Alface
Melancia
Acelga
Rúcula

Veja também: Conheça a sálvia: o perfume do mediterrâneo cheio de benefícios
Dicas para melhorar a produção de óxido nítrico
Enfim, além dos vegetais fontes de nitritos, cultivar hábitos saudáveis também pode te ajudar a produzir mais dessa molécula tão importante para a saúde humana. Consuma regularmente (sempre com o aval da sua nutricionista) frutas ricas em vitamina C, uma dieta suficientemente proteica e faça exercícios regulares. E aí gostou? Fique agora com o vídeo do canal da “Angela Xavier” para mais informações sobre essa molécula divina.

Leia também: Cominho: descubra os benefícios desse tempero para a sua saúde

 

 

Comentários estão fechados.