Conheça a sálvia: o perfume do mediterrâneo cheio de benefícios

Salvia Officinalis: conheça os benefícios dessa planta

São Paulo, quinta-feira, 17 de março por Luca Ranoya – A sálvia, na linguagem informal, é o nome usado para caracterizar um grupo de espécies de plantas. De acordo com a matéria escrita pela Stella Legnaioli, disponível no ecycle, existem muitos tipos de sálvia, cada uma com sua particularidade interessante. Inclusive, a própria chia, também conhecida como sálvia hispânica, faz parte do grupo das sálvias.

Hoje, particularmente, falaremos sobre a sálvia officinalis, aquela usada na gastronomia e em “simpatias” para depurar as energias do ambiente. Os benefícios se estendem além do sabor e aroma agradável. Confira! Se quiser saber mais sobre o nosso conteúdo gratuito, acesse o blog Vida de Casa.

Veja também: Mentruz: conheça os benefícios dessa planta para a sua saúde

Conheça a sálvia o perfume do mediterrâneo cheio de benefícios - Reprodução Canva (1) Conheça a sálvia o perfume do mediterrâneo cheio de benefícios – Reprodução Canva (1)
Escurecimento dos cabelos
Esse tipo de benefício não tem nenhum embasamento científico, porém está enraizado na crença popular e vale ser mencionado por pura curiosidade. O chá da sálvia, quando aplicado nos fios pode causar um efeito de escurecimento, deixando seu cabelo mais escuro!
Efeitos anti-inflamatórios
Primeiramente, a sálvia possui betacarotenos, polifenóis, antioxidantes e vitaminas que auxiliam no controle do estresse oxidativo. O simples fato de estarmos vivos, gera inflamação dentro do nosso corpo. Com isso, para que consigamos entrar em um estado de equilíbrio entre inflamação e desinflamação, produzimos alguns hormônios anti-inflamatórios e absorvemos (pela comida) outros compostos que neutralizam a primeira.

Em uma revisão feita pela Universidade de Ciências Médicas de Mashhad, sugeriu-se como conclusão, que o óleo essencial da sálvia, quando adicionado à cápsulas manipulas ou em uma infusão, poderiam reduzir o colesterol LDL. Além disso, em uma outra revisão publicada no jornal periódico da Associação Dental do Iraque, indicou que o bochecho com uma mistura de água e óleo essencial de sálvia pode amenizar os sintomas da gengivite.

Enfim, a sálvia possui compostos que podem auxiliar a memória e participar positivamente em tratamentos contra a sua degeneração. Um estudo publicado no Jornal de Medicina Tradicional e Complementar, sugeriu que ela tem um papel na melhora do poder cognitivo e da memória.

Veja também: A melhor receita de homus de 2022! Surpreenda seus amigos com esse prato delicioso
Como utilizar
A sálvia pode ser utilizada frita, refogada, picada na salada, em forma de chá ou em forma de óleo essencial para o uso tópico. Ainda assim, é importante mencionar que seu uso tem algumas contra-indicações, principalmente para grávidas. Dessa forma, não faça o uso da sálvia caso suspeite de alguma alergia, seja gestante e sempre esteja orientado por um médico ou nutricionista. Ademais, o óleo essencial de sálvia, por ser ainda mais concentrado, pode causar irritações se usado desmedidamente. Sendo assim, seja cuidadoso quando for usar!

E aí, curtiu a matéria? Por fim, fique com o vídeo do canal “Dicas de saúde Oficial” para mais curiosidades e informações interessantes sobre a sálvia.

Veja também: Apodrecimento de raízes: descubra as causas desse problema nas plantas

Comentários estão fechados.