Shimeji: conheça os benefícios que o consumo regular desse fungo pode trazer

Delicioso, o shimeji é super versátil em relação ao seu preparo

São Paulo, sexta-feira, 18 de março por Lucca Ranoya – O shimeji é um tipo de fungo comumente encontrado no norte da Ásia e em parte da Europa, de acordo com a matéria publicada no site ecycle, escrita pela Joana Coelho. Existem diferentes espécies do cogumelo, que se diferem pela sua cor, textura e sabor, como por exemplo, o shimeji branco e o shimeji preto.

Além de serem simpáticos e curiosos, fornecem algumas vitaminas, minerais e compostos antioxidantes que auxiliam no tratamento de várias doenças e condições de saúde debilitada. Mas, antes de falarmos os benefícios do shimeji, vamos entender a diferença entre fungos e cogumelos logo a seguir! Para mais conteúdo gratuito sobre o mundo das plantas, fungos e vida caseira, acesse o Vida de Casa.

Veja também: As 4 árvores frutíferas que produzem o ano todo! Fruta sem miséria

Shimeji conheça os benefícios que o consumo regular desse fungo pode trazer - Reprodução Canva Shimeji conheça os benefícios que o consumo regular desse fungo pode trazer – Reprodução Canva
Diferença entre fungo e cogumelo
Você já deve ter ouvido por aí o shimeji ser chamado tanto de fungo quanto de cogumelo. E aí que está o ponto: as duas nomenclaturas estão corretas. Isso porque quando chamamos algo de fungo, estamos dizendo que aquele ser pertence ao Reino Fungi, que enquadra todos os cogumelos, bolores, orelhas-de-pau e leveduras. Dessa forma um fungo está mais para uma classificação do que para um ser único.

Em contrapartida, os cogumelos são o corpo de frutificação de alguns tipos de fungo, usados para a reprodução das espécies. É aquela parte visível, que parece uma vareta com um chapeuzinho no topo. Com isso, podemos concluir que o shimeji é um cogumelo comestível, não venenoso, que traz com a sua ingestão, variados benefícios para a saúde.
Benefícios
É fonte de vitaminas do complexo B, minerais como o zinco, potássio e cobre, fonte de fibras, compostos que estimulam o aumento da imunidade e diminuem o processo inflamatório no corpo. Ademais, é um dos únicos alimentos que possui um tipo de vitamina D (D2) na sua composição!

Entretanto, o ideal é que o consuma cozido, pois, existem alguns compostos no alimento que podem causar uma resposta alérgica. Estes compostos estão mais ativos no shimeji cru! Ainda assim, independente da sua escolha, é sempre importante estar acompanhado por uma nutricionista antes de realizar qualquer mudança dietética na sua rotina.

Veja também: Aprenda como cultivar cogumelos comestíveis em casa de forma prática
Como utilizar
Enfim, você pode usar o shimeji como um acompanhamento do almoço, dentro de uma sopa noturna ou como recheio de uma tapioca matinal. Ele fica ótimo refogado, em cozidos, misturado em molhos e patês, desidratado ou frito. A dica é: quando for refogar, não os lave antes! Os cogumelos absorvem bastante água quando entram em contato com ela! Limpe-os com um pano úmido para remover o excesso de terra, certifique-se de comprar de uma marca ou produtor confiável e prefira sempre o cultivo orgânico.

E aí, curtiu a matéria? Por fim, fique agora com o vídeo do canal “O Melhor Para Você”, que mostra um trecho de uma entrevista com o Dr. Lair Ribeiro, na qual ele compartilha os benefícios que os cogumelos podem trazer para a imunidade humana e algumas curiosidades sobre a geleia real! Acompanhe.

Leia também: Plantas mais vivas: aprenda 3 cuidados importantes para garantir isso

 

 

Comentários estão fechados.