No sol ou na sombra? Descubra o lugar ideal para deixar as suas orquídeas

Não erre mais no seu cultivo

Dependendo do local em que você cultiva as suas orquídeas, elas responderão de uma forma. As variadas espécies requerem necessidades levemente diferentes. Nessa quarta-feira, 23 de fevereiro, você descobrirá o melhor local para deixar a sua orquídea para que ela se desenvolva melhor.

As orquídeas são plantas epífitas, ou seja, usam troncos de árvores para crescerem criando uma relação de vantagem sem prejudicar a hospedeira. Em seu ambiente original, elas se desenvolveram embaixo das sombras das copas, em um ambiente úmido e tendo médio acesso à água. O Vida de Casa trouxe esse artigo especialmente para você. Acompanhe.

Veja também: adubo foliar? Aprenda a usá-lo para nutrir a suas orquídeas, veja agora

No sol ou na sombra Descubra o lugar ideal para deixar as suas orquídeas - Reprodução Canva No sol ou na sombra Descubra o lugar ideal para deixar as suas orquídeas – Reprodução Canva

Essas informações são importantes de entender porque revelam as preferências naturais e ancestrais desse tipo de planta. Isso nos dá dicas e pistas sobre seu local de cultivo ideal. A ideia aqui é simular, da melhor forma possível, essas condições em casa para que sua planta se desenvolva bem.
Luminosidade
Primeiramente, um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento das orquídeas é a luminosidade. Então, na hora de escolher o local que irá deixar a sua orquídea, sempre pense nesse item. A maior parte das espécies cultivadas por cuidadores amadores são espécies que gostam de meia sombra!

Isso significa que elas precisam de um misto de claridade difusa e luminosidade direta para crescerem e florescerem. A claridade difusa é aquela que ilumina um cômodo mas não fornece exposição direta do sol. Contudo, mesmo não gostando de exposição solar plena por longos períodos de tempo, as orquídeas precisam pelo menos de um período curto de sol pleno!

Dessa forma, procure lugares dentro de casa que recebam sol por pelo menos algumas horas na parte da manhã ou da tarde. Isso porque nesses momentos, a potência solar está reduzida e se torna mais adequada para a espécie. O excesso de sol e calor pode acabar queimando suas plantas, portanto, sempre escolha um lugar de sol ameno para cultivar!

Veja também: restos de comida diretamente sobre a terra? O que não fazer na hora de plantar
Falta de luz
Da mesma forma que o excesso de luz é prejudicial, deixar suas orquídeas em um local de baixa luminosidade também é. Elas precisam da luz para fazer a fotossíntese e se desenvolverem bem, então não as deixe em cômodos escuros e fechados.

Outro aspecto importante a ser considerado na hora de escolher o lugar de cultivo é a umidade relativa do ambiente. Naturalmente, as orquídeas são plantas que preferem ambientes mais úmidos. Não escolha locais super ventilados ou próximos de uma corrente de ar, pois isso pode acabar desidratando a sua companheira.

E aí, curtiu? Para finalizar, assista o vídeo do canal Cultivando e aprenda mais dicas sobre os locais de cultivo das orquídeas.

Confira agora mesmo: não jogue seu chorume fora: aprenda a utilizá-lo em vasos e jardins

Comentários estão fechados.