Não jogue seu chorume fora: aprenda a utilizá-lo em vasos e jardins

Pode ser uma excelente fonte de nutrição para sua planta

Quem tem composteira sabe que durante o processo de decomposição, um líquido é formado no fundo do recipiente. Esse líquido é chamado popularmente de chorume! Nessa segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022, você aprenderá a utilizá-lo e irá descobrir todo o seu potencial nutritivo.

O chorume é o líquido que se desprende do interior das células do material compostado e é cheio de nutrientes! Durante o processo de decomposição esse líquido escorre para o fundo do recipiente e, no caminho, arrasta junto parte da matéria orgânica não digerida pelos seres decompositores. O Vida de Casa trouxe esse artigo especialmente para você.

Veja também: farinha de ossos para a sua horta? Aprenda usar esse adubo poderoso agora

Não jogue seu chorume fora! Aprenda a utilizá-lo em vasos e jardins - Reprodução Canva Não jogue seu chorume fora! Aprenda a utilizá-lo em vasos e jardins – Reprodução Canva
Composição
O líquido é rico em nutrientes e varia sua composição de acordo com o tipo de material usado na composteira. Mas, geralmente é fonte de nitrogênio, magnésio, fósforo, cálcio, etc. Além disso, por esses nutrientes estarem em forma líquida, se tornam altamente biodisponíveis para as raízes da sua verdinha.

Entretanto, ele é um composto adicional! Não o use como forma única de adubação porque ele não é um adubo completo. Ademais, o chorume também possui micro-organismos vivos que podem beneficiar (ou não) o seu plantio.
Como usar
Dilua uma parte do líquido em 5 partes de água e regue diretamente sobre a terra. Após o uso, regue a terra abundantemente com água para que os nutrientes sejam diluídos. Não use o chorume diretamente sobre as folhas de alguma planta ou alimento que possa comer depois.

Isso porque essa prática pode contaminar o vegetal e lhe causar sérios problemas de saúde caso contraia alguma doença. Além disso, não o utilize diariamente nas regas rotineiras. Espace seu uso por pelo menos 3 semanas, de uma rega para a outra. O excesso de um determinado nutriente pode causar toxicidade para a sua planta!

Confira aqui: você sabe usar o adubo mais popular do mercado? Conheça o NPK
Riscos
Enfim, para a surpresa de muitos, o chorume não é fedido! Ele deve ter um cheiro neutro. Assim, se seu adubo estiver fedido na hora da coleta, descarte-o imediatamente, pois, isso pode ser um sinal de contaminação cruzada!
E aí, curtiu? Por fim, assista o vídeo do canal Cultivando e descubra mais informações sobre o chorume.

Matéria completa aqui: adubo foliar? Aprenda a usá-lo para nutrir a suas orquídeas, veja agora

 

Comentários estão fechados.