Restos de comida diretamente sobre a terra? O que não fazer na hora de plantar

Nem sempre o mais fácil é o mais eficiente

Se você acessa as mídias sociais com frequência, já deverá ter visto tutoriais no YouTube que ensinam fazer adubos orgânicos em casa. Os métodos variam desde bater os restos de comida no liquidificador a picar cascas de frutas e colocá-las diretamente sobre a terra. Nessa segunda-feira, 21 de fevereiro, você descobrirá se essas técnicas são realmente eficientes como opção de adubação da sua terra. Acompanhe.

Não é que essas técnicas simplificadas não funcionam, mas podem trazer incômodos e dores de cabeças desnecessárias que serão discutidas mais a frente no artigo. O simples, às vezes, não é a melhor solução. Para mais dicas, acesse o Vida de Casa.

Veja também: farinha de ossos para a sua horta? Aprenda usar esse adubo poderoso agora

Restos de comida diretamente sobre a terra O que não fazer na hora de plantar - Reprodução Canva (2) Restos de comida diretamente sobre a terra O que não fazer na hora de plantar – Reprodução Canva (2)
O que funciona
Em primeiro lugar, colocar os restos, líquidos ou sólidos, dos vegetais diretamente sobre o solo como forma de adubação pode funcionar. Entretanto, não funcionará na velocidade esperada porque terá que se decompor ao longo do tempo para que consiga liberar os nutrientes na terra.

De qualquer forma, se optar por essa estratégia, conseguirá colher os benefícios no longo prazo. Ainda assim, deverá tomar algumas precauções que serão mencionadas para que não corra o risco de contaminar a sua casa.

Particularmente, se usar o adubo de alimentos provenientes da calda batida no liquidificador, conseguirá uma absorção maior e mais rápida devido ao melhor processamento dos restos de comida. Contudo, esse método não entrega tantos nutrientes quanto um chorume ou adubo líquido.

Leia também: adubo foliar? Aprenda a usá-lo para nutrir a suas orquídeas, veja agora
Pontos negativos
Em relação aos pontos negativos desse tipo de “adubação” o que se torna mais preocupante durante o processo é o aparecimento de insetos e bactérias na sua horta ou vaso. Por desempenharem função decompositora, serão naturalmente atraídos para o local podendo assim contaminar a sua casa. Isso é um problema menor se decidir utilizar esses restos de comida em um jardim ou horta externa.

Mesmo que tome os cuidados necessários colocando matéria seca por cima dos restos para evitar o aparecimento de mosquitos, moscas e baratas, isso não será suficiente para extinguir o problema. Ademais, o cheiro da própria decomposição poderá empestear sua casa e isso não é legal né.

Além de colocar matéria seca como meio de diminuir possíveis infestações, desidratar os restos de comida antes de colocá-los na terra também pode ser uma opção. Ambas as estratégias ajudam a mitigar os efeitos indesejados da decomposição.
Considerações
Portanto, considere essa técnica de adubação como sua última opção. Prefira comprar uma composteira ou um adubo orgânico para usar nos seus vasinhos. Enfim, entenda que para que as raízes absorvam os nutrientes, eles deverão estar em uma forma disponível e isso só acontece quando o material orgânico é decomposto!
E aí, curtiu? Por fim, assista a seguir o vídeo do canal Cultivando para mais informações sobre o tema.

Matéria completa: será que todo inseto é praga? Conheça 4 tipos de insetos amigos do seu jardim

Comentários estão fechados.