As plantas suculentas hibernam? Entenda o que é o período de hibernação de uma planta

Sim, assim como nós, as verdinhas também descansam

Você já percebeu que às vezes suas suculentas param de crescer por um breve período? Já imaginou porque isso acontece? Nessa quarta-feira, 23 de fevereiro, você entenderá o que é o período de hibernação e como pode identificá-lo.

Existe uma diferença entre o período de hibernação e a atrofia do crescimento de uma suculenta. Muitas razões podem levar a atrofia e ao desfalecimento da sua companheira. Elas geralmente têm início na falta ou excesso de nutrientes, apodrecimento das raízes, erro na quantidade de luminosidade ou umidade imprópria. Para mais informações, acesse o Vida de Casa.

Veja também: suculentas: veja como cultivá-las na sua casa da melhor forma

As plantas suculentas hibernam Entenda o que é o período de hibernação de uma planta - Reprodução Canva As plantas suculentas hibernam Entenda o que é o período de hibernação de uma planta – Reprodução Canva
Hibernação
Em síntese, a hibernação é uma mudança no ritmo de atividade e metabolismo da planta. Essa mudança visa reduzir o gasto energético do vegetal como um todo. Curiosamente, isso também acontece com animais, por exemplo, com os ursos. No caso da suculentas, a hibernação acontece como forma de proteção e conservação de energia durante as estações extremas como o inverno.

Primordialmente, no seu ambiente de origem, o clima em que as suculentas se desenvolveram era árido e quente. Quando o inverno chegava, a situação climática piorava: as chuvas diminuíam e a umidade também. Nesse contexto, para segurar a água em épocas tão escassas, as plantas reduziam a velocidade do seu crescimento e desenvolvimento para economizar recursos.
Como identificar a hibernação
O meio de identificar se sua suculenta está hibernando é observar se seu crescimento parou. Se você não mudou nada na rotina de cultivo, sua planta não está doente e mesmo assim ela parou de crescer, ela pode estar entrando em um estado de hibernação.

Leia também: suculentas coloridas? 2 segredos para deixar suas suculentas mais vermelhas e alaranjadas
Como cultivar durante o processo de hibernação
Por fim, seguindo a lógica do metabolismo reduzido, durante a hibernação não adube a sua planta! Ela definitivamente não precisa de nutrientes extras para essa fase de crescimento e não conseguirá usá-los eficientemente. Adubar nesse momento pode acabar queimando as raízes da sua verdinha.

Ademais, não regue excessivamente sua suculenta! O excesso de água pode inundar as raízes e fazer com que sua plantinha morra afogada. Devido à redução de metabolismo, o gasto de água também diminui. Portanto, espace mais as suas regas.

Além disso, transplantar sua muda para outro vaso nesse momento pode ser uma estratégia mortal. Isso porque ela está com menos imunidade e responde mais vagarosamente aos estímulos externos. Qualquer mudança pode ser extrema e traumática para ela. Enfim, o ideal é esperar que ela saia da dormência para fazer qualquer transplante.

E aí, curtiu? Assista a seguir o vídeo no canal Cultivando e descubra mais informações sobre o processo de hibernação das suculentas.

Matéria completa aqui: os 4 erros mais comuns que os iniciantes cometem ao cuidar das suculentas

Comentários estão fechados.