Manjerona não é manjericão! Conheça as dicas de cultivo e os benefícios da erva

Bem aromática, a manjerona é uma erva da mesma família botânica das mentas

São Paulo, segunda-feira, 28 de março por Lucca Ranoya – A manjerona é uma planta perene, arbustiva, que exala um aroma único. É muito diferente do manjericão, apesar de a sua aparência ser similar e o nome também. É da mesma família botânica das mentas e do mesmo gênero do orégano! Interessante né?

A manjerona exibe flores brancas, que são um charme e trazem uma beleza a mais para a sua horta e casa. Enfim, ela é uma planta de fácil cultivo que prefere climas mais amenos para prosperar. Entretanto, se adapta bem na maior parte dos climas brasileiros. Está gostando das informações até aqui? O Vida de Casa traz diariamente conteúdos gratuitos e informativos sobre as diversas espécies de plantas e também da dicas de jardinagem amadora. Não deixe de conferir as matérias sugeridas abaixo! Agora, seguimos para as dicas de cultivo da manjerona.

Veja também essa matéria sobre a: Fitônia: dicas rápidas e práticas para cultivo dessa planta, confira

Manjerona não é manjericão! Conheça as dicas de cultivo e os benefícios da erva - Reprodução Canva Manjerona não é manjericão! Conheça as dicas de cultivo e os benefícios da erva – Reprodução Canva
Dicas de cultivo
Em primeiro lugar, não erre na luminosidade! As ervas aromáticas geralmente precisam de muito sol para que fiquem saborosas, cheirosas e bem desenvolvidas. Portanto, certifique-se de cultivar a sua manjerona em um local iluminado, que bata sol por pelos menos 6 horas diárias. Contudo, se isso não for uma realidade possível, escolha o lugar que bata mais horas de sol direto ou que possua maior claridade para cultivar.

Já em relação às regas, a manjerona é uma espécie que precisa bastante água! Ainda assim, cuidado para não deixar a terra sempre úmida demais! Uma boa dica é: teste com o dedo, quando perceber que a terra está quase seca, realize a rega, abundantemente, sempre em um vaso que contenha furos de drenagem.

Além disso, a melhor terra para o plantio é aquela soltinha, porosa e rica em matéria orgânica. Nada de solos muito compactados. Por fim, quando for adubar, escolha adubos orgânicos e sempre respeite o limite de dosagem, indicado nos produtos. A adubação pode ser feita a cada 3 ou 4 meses.

Matéria que está bombando no site: 6 espécies de frutas que são nativas do Brasil: conheça essas 6 frutas brasileiras
Colhendo a manjerona e benefícios da planta
Então, quando for colher sua manjerona, prefira utensílios específicos para a jardinagem que estão esterilizados e corte os ramos próximos do caule central, como é exemplificado no vídeo a seguir. Os benefícios que o consumo da manjerona pode trazer são variados e extensos.

Isso se da pelos efeitos do seu óleo essencial, suas propriedades medicinais e uma quantidade significativa de ômega 3 presente na verdinha. De acordo com a matéria publicada em 3 de dezembro de 2021, no Wikipedia, a manjerona é frequentemente combinada com outras ervas em chás e outros temperos culinários. Seu uso mais comum é o culinário!

As formas de consumir a manjerona são muitas: crua, cozida, em forma de chá, frita, em ensopados e cremes. Tem ação anti-espasmódica, antioxidante, anti-inflamatória e melhora o funcionamento do intestino. E aí, curtiu entender dos benefícios da manjerona e aprender as dicas de cultivo da erva? Para terminar, fique com o vídeo do canal “Vida no Jardim” e descubra mais fatos interessantes sobre essa erva ainda pouco difundida no Brasil:

Veja também: O outono chegou! Entenda o que essa estação causa no seu jardim

Comentários estão fechados.