O outono chegou! Entenda o que essa estação causa no seu jardim

A nova estação pode causar mudanças profundas no seu jardim, confira

São Paulo, segunda-feira, 28 de março por Lucca Ranoya – O outono é uma estação entre o verão e o inverno. Em primeiro lugar, podemos pensar como uma estação de transição para as características mais marcantes de outras estações. Assim, quando pensamos em luminosidade, o outono se inicia quando os raios solares começam a incidir perpendicularmente sobre a Terra na linha imaginária do equador.

Todavia, o outono exibe características peculiares, porém, quanto mais próximo o local é do equador, menos visíveis elas se tornam. Portanto, as características do outono são mais perceptíveis nos locais próximos dos trópicos do planeta, em climas temperados e subtropicais. Aqui no Brasil, o outono se torna mais perceptível mais na parte sul e sudeste do país. Enfim, o Vida de Casa traz informações gratuitas sobre jardinagem todos os dias! Confira as matérias acessando o site!

Entenda agora: Jogar água oxigenada nas plantas? Entenda porque sua planta agradece

O outono chegou! Entenda o que essa estação causa no seu jardim - Reprodução Canva (1) O outono chegou! Entenda o que essa estação causa no seu jardim – Reprodução Canva (1)

Dessa forma, dependendo da sua região, conseguirá perceber mais nitidamente as belas características que essa estação pode nos oferece. Sendo assim, as características mais marcantes do outono, que impactam o mundo das plantas, são:

gradualmente, os dias começam a ficar menores do que as noites;
as chuvas se tornam mais escassas;
a temperatura começa a cair em direção ao inverno;
em regiões de altitude, as neblinas podem aparecer.

O que isso traz para o seu jardim
Então, devido à essas mudanças, que podem impactar profundamente o metabolismo das plantas, algumas espécies de verdinhas entram em hibernação e reduzem as suas atividades, visando a economia de energia. Por isso, as folhas que estão mais velhas ou doentes, caem, suas inflorescências diminuem e o brotamento de novos ramos também. Entretanto, existem algumas espécies que podem ser plantadas nessa época como:

beterraba;
agrião-da-terra;
couve-manteiga;
salsinha;
brócolis;
repolhos;

Veja também: Fitônia: dicas rápidas e práticas para cultivo dessa planta, confira
Existem plantas que são colhidas no outono
Enfim, da mesma forma que ainda pode-se semear diferentes espécies de plantas no outono, geralmente existem espécies já maduras, provenientes de um plantio na primavera, que podem ser colhidas nesse momento. São elas:

laranjas;
limões;
mexericas;
caquis;
abacates;
carambolas;
maracujá;
goiaba;
mamão.

Flores de outono
Contudo, ainda se torna possível ter um jardim florido em pleno outono. Isso acontece porque plantas que exibiram a sua florada no verão, podem estender o processo até o outono. Aliás, esse é o caso da Dipladênia, que exibe flores vermelhas, rosas e amarelas. Ademais, existem outros tipos de plantas que são estimuladas a florescer em pleno outono, devido às próprias características da estação. Por exemplo:

flor-de-maio;
quaresmeiras;
gérberas;
margaridas;
crisântemos;
azaleias;
orquídeas.

Outras espécies de plantas que florescem no outono podem ser encontradas aqui, na matéria publicada no site da prefeitura, em março de 2020. E aí, gostou da matéria? Fique agora com o vídeo do canal “Vida no Jardim” para entender quais os cuidados necessários para cultivar o seu jardim no outono! Por fim, não deixe de comentar e compartilhar a matéria com seus amigos!

Veja também: Imbé Furado: saiba como cultivar a planta e aprenda dicas sobre cuidados básicos

Comentários estão fechados.