6 espécies de frutas que são nativas do Brasil: conheça essas 6 frutas brasileiras

A riqueza do Brasil em um só artigo

São Paulo, sexta-feira, 25 de março por Lucca Ranoya – Existem muitas variedades de espécies de fauna e flora no território brasileiro. Então, hoje, vamos conhecer 6 espécies de frutas que são nativas do nosso país. Porque nada é mais gostoso do que conhecer o que o Brasil tem para oferecer através da nutrição e do paladar!

As frutas na verdade são um termo popular para caracterizar frutos que possuem um paladar adocicado. Em contrapartida, os frutos são o ovário amadurecido da flor das plantas angiospermas. Porém, não se preocupe, isso não é tão importante, só uma curiosidade! Aqui no Vida de Casa você encontra curiosidades e informações gratuitas sobre o cultivo de plantas e outras dicas caseiras para a rotina! Agora, vamos à nossa lista das 6 espécies de frutas nativas do Brasil!

Veja também: 5 frutas que auxiliam o trânsito intestinal e são altamente anti-inflamatórias

6 espécies de frutas que são nativas do Brasil conheça essas 6 frutas brasileiras - Reprodução Canva 6 espécies de frutas que são nativas do Brasil conheça essas 6 frutas brasileiras – Reprodução Canva
Cambucá
Em primeiro lugar, falaremos do fruto do cambucazeiro, proveniente de uma árvore da mesma família da goiabeira, jabuticaba e pitanga. Curiosamente, da mesma forma da jabuticaba, seus frutos nascem diretamente do caule, variando de 4 a 7 centímetros de diâmetro, casca lisa e coloração amarelo-alaranjada.
Amora branca
Em segundo lugar, está a amoreira de frutos brancos. É uma planta medicinal cuja árvore pode crescer em uma variação de 5 a 20 metros de altura. Seus frutos são similares ao da amora roxa, porém exibem uma coloração esbranquiçada. Enfim, a amora branca possui propriedades antioxidantes, antimicrobianas e anti-hiperglicemiantes.
Cereja-do-rio-grande
É uma espécie de fruta encontrada na região da Mata Atlântica, com árvores que chegam a 15 metros de altura. A maturação do fruto acontece entre novembro a dezembro. Tem gosto agridoce, polpa suculenta, de 2 a 4 centímetros de comprimento e coloração arroxeada bem escura, quase violeta-negra.

Veja também: Benefícios do brócolis: aprenda tudo sobre esse alimento; Confira agora
Uvaia
Então, chegamos no número 4 da nossa lista de 6 espécies de frutas nativas do Brasil. A Uvaia é encontrada dispersa por vários estados do país, é da mesma família das goiabeiras e geralmente se desenvolvem como árvores pequenas. O fruto é amarelado, arredondado, contém alto teor de vitamina C e é altamente perecível quando apanhado.
Araçá-roxo-do-mato
É o fruto de uma árvore encontrada primariamente nas da Mata Atlântica, próximas ao litoral norte de São Paulo. O fruto do araçá-roxo-do-mato entrega uma polpa carnosa, arredondada e adocicada, contendo várias sementes e amadurecendo entre os meses de maio e julho.
Grumixama
Em último lugar, falaremos do grumixama, uma árvore brasileira, também encontrada na Mata Atlântica que produz frutos que lembram uma cereja bem madura. Além disso, sua polpa é carnuda, aquosa e levemente ácida. Ademais, atraem também espécies de pássaros para o seu consumo. De acordo com a matéria publicada dia 18 de dezembro de 2021, no Wikipedia, a grumixama possui três variedades de árvores.

E aí, curtiu a matéria? Deu para perceber como a Mata Atlântica e outros biomas específicos brasileiros são importantes para manter a variedade de frutos e espécies de flora né? Aliás, existem espécies que só se desenvolvem em um ou dois locais específicos no país! Portanto, lembre-se de preservar o meio ambiente através das suas atitudes diárias. Por hoje é só! Por fim, fique com o vídeo do canal “ECOSSISTEMA” e conheça outras 5 espécies de frutas nativas do Brasil!

Leia também: Saiba quais são os benefícios do alho para sua saúde; Confira mais

 

Comentários estão fechados.