Folhagem folha-de-pintor: encanta com o alegre colorido das suas folhas

Encanta pelas suas folhas incomuns e confere sensações de alegria e leveza

A incomum folhagem folha-de-pintor tem as folhas coloridas e salpicadas de branco, bem como, leves, que balançam ao vento com graça e leveza. Neste sábado, dia 5 de março, você vai ter as dicas de como cultivar e cuidar dessa linda plantinha e usufruir do seu encanto.

Essa plantinha é frágil e vulnerável ao vento forte, ao excesso de luz e umidade, exigindo atenção aos cuidados com ela. Entretanto, hoje, no blogue Vida de Casa, você descobrirá que não precisa de muito esforço ou tempo para usufruir dos encantos dessa linda plantinha.

Não perca: mini ixora: acompanhe dicas exclusivas para deixar essa planta perfeita
Conhecendo a folhagem folha-de-pintor e suas características
O nome científico é hypoestes phyllostachya, mas é também conhecida popularmente por confete e folha-de-sardas, por causa das pintas coloridas que ela tem nas folhas verdes. Ela saiu da ilha de Madagascar, na África, para conquistar o mundo com sua originalidade singular e se adaptou bem ao clima brasileiro.

A terra ideal para o plantio deve ser rica em materiais orgânicos e deve ser mantida úmida, não encharcada, portanto, misture um pouco de perlita ou pedra-pomes para dar um aspecto arenoso ao solo.
A adubação deve ser feita, ao menos, uma vez por mês, pois essa plantinha é bastante faminta. Faça a adubagem misturando materiais orgânicos ao solo ou com adubos ricos em nutrientes, nos meses mais quentes.
A rega deve ser feita sempre que a terra estiver seca na camada de 1 a 2 centímetros da superfície, porém, diminua a quantidade de água nos meses de frio, para evitar o apodrecimento das raízes. Cuidado, pois, apesar de gostar de ambientes úmidos, ela pode sufocar se houver excesso de umidade para as suas folhas.
A iluminação é essencial para ela se desenvolver linda e saudável, porém, a insolação deve ser sempre indireta, ou seja, mantenha o vaso em local bastante iluminado, mas evite que a plantinha receba a luz do sol diretamente sobre ela.

Como você pode ver, é preciso cuidar da umidade, dos nutrientes e da iluminação para que essa plantinha cresça saudável e colorida. Ainda assim, a folhagem folha-de-pintor vive bem em vasos e pequenas floreiras, permitindo proximidade e facilitando os cuidados necessários para seu desenvolvimento.

Confira também: Palmeira Triangular: veja quais são os cuidados necessários para deixá-la perfeita
Faça podas regularmente e aproveite para fazer mudinhas
A poda é importantíssima, pois, os caules da folhagem folha-de-pintor são frágeis e se crescerem muito, podem se quebrar com o vento mais forte. No entanto, a poda é simples, basta cortar as duas folhas da ponta de cada galho. Assim, ela se manterá mais forte e vistosa.

Para fazer mudas, você deve cortar um galho, medindo da ponta para baixo, cerca de 10 a 12 centímetros. Retire as folhas da ponta de cima, mantendo as outras. Coloque esta haste em um copo ou pote com água, até que as raízes novas alcancem mais de 7 centímetros. Neste ponto, a mudinha está pronta para ser plantada na terra.

Com você pode perceber os cuidados são simples e fáceis de fazer para manter a sua folhagem folha-de-pintor linda, colorida e saudável. Para conhecer mais detalhes, assista ao vídeo do canal do YouTube “Kayna Larrat” a seguir e conheça mais dicas e variedades dessa plantinha.

Veja ainda: Panqueca de banana fácil: só 2 ingredientes e pronta em 10 minutos

Comentários estão fechados.