Dasilírio: saiba os principais cuidados para que sua planta cresça de forma saudável

Essa é uma planta ideal para quem não tem tanto tempo disponível para cuidar

Juazeiro do Piauí – PI, terça-feira, dia 15 de março – O Dasilírio ou Dasylirion (Wikipedia) é uma espécie de planta de touceira, e que vive perfeitamente de forma mais isolada ou em grupos. Essa é uma opção bem mais rústica para a jardinagem, mas que oferece um visual perfeito para o jardim.

O melhor de tudo é que essa é uma planta adaptada a ambientes secos, e por isso não necessita de tantos cuidados. Dessa forma, é ideal para quem é mais desligado ou não tem tanto tempo disponível para se dedicar a esse cultivo. De todo modo, é importante observar a forma correta para manter seu bom desenvolvimento, e é isso que o Vida de Casa vai mostrar.

Leia também: Flores para apartamento: saiba quais podem ser cultivadas em casa
Como cuidar corretamente do Dasilírio
De uma forma geral, essa planta é mais comum no jardim, na parte externa, sendo plantada diretamente no chão. No entanto, ela também se adapta muito bem em vasos, dando mais possibilidade para quem quer ter essa espécie em casa. Assim, é preciso apenas observar questões como o solo, o ambiente e a irrigação ideal para o Dasilírio.
Substrato
Sua evolução prática é bastante similar à dos próprios cactos. Por isso, ela se dá muito bem em terrenos mais secos, com um substrato arenoso, e que ofereçam boa drenagem. Por isso, a utilização de ao menos 60% de areia de construção na composição do substrato é indispensável.

Confira: Como plantar erva doce: veja dicas de solo, melhor época e tempo
Ambiente
Essa é uma planta que tem origem do deserto do México. Por isso, tem grande facilidade de se adaptar a ambientes sem muita umidade e com bastante sol. Dessa forma, nada de meia sombra para o Dasilírio. Afinal, ela gosta mesmo é da forte exposição aos raios solares, sendo ideal para regiões como o Nordeste brasileiro.
Irrigação
Como já foi possível entender, o Dasilírio não necessita de tanta água. Na verdade, a irrigação deve ocorrer apenas nos períodos mais secos do ano, ou quanto se observar que ela esteja começando a sofrer com a secura do solo. De todo modo, ela não consegue se adaptar a lugares muito molhados, e acaba morrendo caso haja uma irrigação frequente.

Assista o vídeo do canal “Vida no Jardim” e conheça mais sobre o Dasilírio e outras plantas resistentes ao sol:

Confira: Aprenda 4 dicas para fazer o esmalte durar muito tempo nas unhas – Vida de Casa

Comentários estão fechados.