Desvendando o esfagno: entenda o papel desse musgo nas suas plantas

Pouco conhecido, mas bem importante

São Paulo, quarta-feira, 16 de março por Lucca Ranoya – O esfagno é um tipo de musgo, encontrado em regiões pantanosas, que tem a capacidade de armazenar grandes quantidades de água em sua estrutura. Com isso, o esfagno é geralmente usado em algumas misturas condicionadoras de solo, com o objetivo de aumentar sua capacidade de retenção de água, principalmente em solos arenosos, como é apontado pela matéria de 25 de fevereiro de 2022, disponível no Wikipedia.

Também é usado no cultivo das orquídeas, sendo um material muito comum de ser observado nas que são cultivadas sobre árvores. Uma curiosidade: o esfagno não possui raízes! Ele cresce de forma densa, sobre si mesmo. Entretanto, o apodrecimento da parte inferior do musgo não ocorre devido à baixa disponibilidade oxigênio, acidez elevada do ambiente e a produção de compostos bactericidas. Enfim, para mais conteúdo gratuito e informações sobre o cultivo de plantas e espécies exóticas, acesse o blog Vida de Casa!

Você também pode gostar: Plantas com folhas pretas? Entenda o que isso significa e como tratar essa doença

Desvendando o esfagno entenda o papel desse musgo nas suas plantas - Reprodução Canva (1) Desvendando o esfagno entenda o papel desse musgo nas suas plantas – Reprodução Canva (1)
Quanto de água o esfagno retém
Geralmente, o esfagno é usado molhado ou umidificado. Por isso, é necessário deixar o musgo de molho antes de misturar com o solo. Seu potencial detentor de líquido é gigantesco. Por exemplo, em 10 gramas de esfagno seco, você conseguirá captar até 130 gramas de líquido! Um aumento de 13 vezes em relação ao seu peso próprio.
Usos
Salvar orquídeas debilitadas
Uma técnica usada para recuperar a saúde das orquídeas debilitadas é usar o esfagno como substrato principal no cultivo de emergência. Dessa forma, ele acumula os nutrientes necessários para recuperação da planta e os deixa disponíveis em sua matriz de uma forma que a verdinha consiga absorver gradativamente. Além disso, mantém a umidade por mais tempo, diminuindo a frequência de rega durante aquele período.

Veja também: Plantas ornamentais: descubra as melhores espécies para interiores
Importância ambiental
Em segundo lugar, usa-se o musgo como protetor ambiental, devido as suas qualidades que podem capturar a quantidade de carbono necessária, conservar a biodiversidade e regular a temperatura da região de cultivo.
Redução no número de irrigações e produção de mudas
Em último lugar, o grande volume de água capturado pelo esfagno, torna as regas frequentes desnecessárias. Isso, consequentemente, facilita o cultivo. Ademais, ele é um material comumente usado na produção de mudas, porque consegue preservar a umidade por mais tempo, contexto necessário para o desenvolvimento das mudas na fase inicial.

E aí, curtiu a matéria! Por fim, fique agora com o vídeo do canal “Pergunte ao Agrônomo” e descubra mais informações sobre esse musgo maravilhoso e peculiar.

Leia também: As melhores espécies de plantas para cultivar no seu apartamento

Comentários estão fechados.