Plantas com folhas pretas? Entenda o que isso significa e como tratar essa doença

Parece queimado, mas não é

São Paulo, terça-feira, 15 de março, por Lucca Ranoya – Frequentemente, algumas plantas, principalmente aquelas cultivadas em ambientes externos, apresentam manchas pretas por todo seu comprimento. De acordo com a matéria publicada dia 16 de maio de 2019, no Wikipedia, essa doença pode prejudicar a sua verdinha diminuindo a sua respiração, transpiração e fotossíntese. Veja a seguir o que as folhas pretas podem te dizer sobre essa doença misteriosa.

Essa coloração de “fuligem”, que causa as folhas pretas, não prejudica diretamente a sua planta. Mas, isso não é motivo de descuido, pois, uma vez que essa doença se instala, ela pode causar grandes danos a sua companheira. Enfim, o preto não é sujeira e muito menos um resto de algum composto químico. Ele é causado por um tipo de fungo. Para mais conteúdo gratuito, acesse o Vida de Casa.

Veja também: árvores frutíferas de crescimento rápido para cultivar no seu quintal

Plantas com folhas pretas Entenda o que isso significa e como tratar essa doença - Reprodução Canva Plantas com folhas pretas Entenda o que isso significa e como tratar essa doença – Reprodução Canva
Como ele se instala
Primeiramente, vamos dar nome a essa doença misteriosa: a fumagina. Ela ocorre devido a um fungo que se instala nas folhas da planta depois de algum tipo de inseto sugador de seiva ter deixado um excremento melado sobre sua superfície. Com o tempo, o mofo toma conta dessa parte vulnerável, tingindo as folhas com uma coloração preta.

A fumagina aparenta, a distância, ser um tipo de fuligem ou cinza, que não sai com a batida das mãos. Ela não tem o potencial de se espalhar e colonizar outras partes da própria verdinha, porém, como foi mencionado acima, ela altera a capacidade da sua companheira de fazer os processos básicos de sobrevivência.

Leia também: acalifa vermelha: veja os melhores métodos para cultivar esse arbusto
Como resolver
Enfim, uma receita caseira que pode ser usada no combate à fumagina é composta por:

1 litro de água limpa
40ml de óleo de soja ou outro óleo vegetal
20ml de álcool 70%
20ml de detergente neutro

Então, misture os ingredientes em um pulverizador ou borrifador para que tudo encorpore. Mexa bem. Em seguida, pulverize sobre as folhas contaminadas e repita o processo a cada 3 dias até que perceba a redução do fungo. Entretanto, evite pulverizar a mistura nos horários mais ensolarados e quentes do dia. Realize o procedimento na parte da manhã ou tarde.

Por fim, fique com o vídeo do canal “Botânica Fácil” que explica mais sobre a fumagina e conceitua melhor esse tipo de doença vegetal.

Matéria que está bombando no momento: top 6 plantas para cultivar em casa que crescem rápido demais

Comentários estão fechados.