5 frutas que auxiliam o trânsito intestinal e são altamente anti-inflamatórias

Comê-las pode aliviar muitos sintomas de desconforto

São Paulo, quarta-feira, 16 de março por Lucca Ranoya – Comer frutas, inegavelmente é um hábito relacionado à boa saúde, como mostra o artigo escrito pela Priscila Carvalho, em março de 2021, disponível no site da Uol. A meta diária para a ingestão adulta de frutas e vegetais, é de 400 gramas. Por isso, hoje, nós vamos te apresentar 5 frutas diferentes, comentar sobre os seus benefícios individuais e te informar sobre o lado mais doce da vida. Acompanhe.

As frutas em geral, tendem a ser doces. Claro que existem exceções, mas a maior parte das frutas que conhecemos e nos habituamos a comer são doces ou azedinhas-doce. Isso já é uma vantagem, pois, o doce geralmente é o sabor mais procurado e desejado por quase todos os tipos de paladar: infantil, adulto e aventureiro. O Vida de Casa trouxe esse artigo especialmente para você. Se quiser acessar a outra parte de conteúdo gratuito, clique no link acima e aproveite!

Veja também: dieta das frutas: conheça seus benefícios e malefícios para a saúde

5 frutas que auxiliam o trânsito intestinal e são altamente anti-inflamatórias - Reprodução Canva 5 frutas que auxiliam o trânsito intestinal e são altamente anti-inflamatórias – Reprodução Canva

Antes de tudo, é importante mencionar que: apesar do seu conteúdo natural e riquíssimo em fibras, vitaminas e minerais, as frutas doces são ricas em carboidratos e devem ser consumidas durante um acompanhamento médico bem próximo por quem tem diabetes. Sempre consulte a sua nutricionista antes de fazer qualquer mudança dietética.
Vantagens das frutas
Por serem ricas em fibra e água, o consumo das frutas doces auxilia quem sofre de constipação. Claro que só a ingestão de uma ou duas unidades do alimento não faz milagre. Porém, quando sua ingestão se associa a um estilo de vida saudável, ingestão de água adequada e uma rotina de movimentos, as frutas podem aliviar bem quadros de constipação.
Mamão
A fruta alaranjada e tropical, baixa em caloria e alta em nutrientes, pode ser uma ótima opção de café da manhã. O mamão possui um alto teor de vitamina C, fibras e água, auxiliando no alívio da constipação crônica quando introduzido em quantidades adequadas na rotina.

Veja também: faça uma mistura de terra que as suas plantas vão amar! Receita top de substrato orgânico
Kiwi
Fruta pequena, de casca amarronzada, polpa verde ou amarela, o kiwi é uma das melhores opções para quem sofre de constipação. Um estudo mostrou que pessoas que consumiram 3 frutos por dia, aumentaram o número de evacuações. Em contrapartida, por ser bem ácido, deve ser evitado por pessoas que tem algum tipo de disfunção na parede intestinal ou estômago.
Pera
A pera é uma fruta delicada e geralmente bem aceita por todos. Da mesma forma que outras frutas, seu alto teor de água, vitamina e minerais, auxilia na construção da saúde e alivia problemas intestinais causados por um intestino desregulado e preso.
Uva-passa
Super doce, a uva-passa é a uva que foi desidratada, geralmente sem semente. Por ter menos água, concentra mais fibras e açúcares em um volume menor. É uma ótima opção para que tem dificuldade de comer muito e prefere alimentos mais densos, ingeridos em porções menores
Ameixa-seca
Da mesma forma que a uva-passa, a ameixa seca é a versão da ameixa desidratada. É uma das frutas mais populares relacionadas a fama da regulagem do trânsito intestinal. É um alimento extremamente laxante por conter um tipo de adoçante natural laxativo na composição. Portanto, cuidado ao consumir.
Conclusões
De uma forma geral as frutas são alimentos naturalmente anti-inflamatórios porque contém em sua composição: fibras, antioxidantes, polifenóis, vitaminas, minerais, carboidratos saudáveis, proteínas (ainda que em baixa quantidade) e água! Esse teor de água elevado, quando comparado com outros alimentos, além de hidratar o corpo, hidrata o bolo fecal e facilita a sua saída pelo intestino.

Então, um indivíduo que consegue passar as fazes em um período de tempo adequado, é menos propenso a reabsorver compostos tóxicos desse excremento, quando ele fica tempo demais no cólon. E aí, curtiu a lista top 5? Enfim, fique agora com o vídeo do canal “Dr. Charles Genehr” e descubra mais curiosidades sobre as frutas mencionadas acima!

Leia mais: 4 árvores frutíferas de crescimento rápido para cultivar no seu quinta

Comentários estão fechados.