Como prender suas orquídeas em árvore usando apenas esfagno e barbante

Um processo simples e pouco conhecido

São Paulo, quarta-feira, 16 de março, por Lucca Ranoya – Quem tem orquídeas em casa, geralmente as cultiva em vasinhos, próprios para a espécie. Mas, existe outra forma de cultivar as suas plantas, que atrai ainda mais olhares e traz um charme adicional para o plantio. Cultivar as suas orquídeas em árvores. De acordo com a matéria da Simone Sayegh, escrita em agosto de 2015, disponível no site da Uol, quando for escolher a árvore em que irá colocar a sua orquídea, evite as que trocam de casca e as que possuem copas muito largas.

As orquídeas, quando amarradas nas árvores, preferem as que possuem casca rugosa e grossa. Ainda assim, é importante dizer que as orquídeas não são plantas parasitas! Se quiser saber mais sobre jardinagem, cultivo de plantas, espécies de frutas exóticas, acesse nosso conteúdo gratuito disponível no blog Vida de Casa. Nós trouxemos esse artigo hoje, especialmente para você, aproveite!

Você também pode gostar: Saiba porque comprar sementes de orquídeas pela internet é uma cilada

Como prender suas orquídeas em árvore usando apenas esfagno e barbante - Reprodução Canva Como prender suas orquídeas em árvore usando apenas esfagno e barbante – Reprodução Canva
Esfagno
Antes de tudo, entenda que: o esfagno é um tipo de musgo natural, desidratado e vendido para uso na jardinagem. Ele tem a função de captar a umidade e mantê-la lá por mais tempo. Dessa forma, sua aplicação é ideal e inteligente nas orquídeas plantadas em árvores. Ele não chega a ser extremamente necessário, mas ajuda demais a sua planta se manter hidratada por mais tempo.
Passo a passo
Em primeiro lugar, o local escolhido pode impactar fortemente no resultado do crescimento da sua orquídea. Elas precisam ser colocadas em troncos de árvores com cascas rugosas para que, ao se desenvolverem, consigam se prender na hospedeira de uma forma segura e eficaz.

A árvore ideal é aquela que fornece períodos de sombra e de luz direta, em um mescla ao longo do dia. Ambientes muito quentes podem dar mais trabalho no período de manutenção, uma vez que você terá que regar mais vezes para manter suas raízes úmidas. Nessa hora, entra a utilidade do esfagno.

Veja também: plantas com folhas pretas? Entenda o que isso significa e como tratar essa doença
Processo
Então, retire sua orquídea do vaso e “limpe” a parte das raízes, desacoplando o substrato e as cascas que podem ter ficado emaranhadas nas suas raízes. Depois, retire um punhado de esfagno do monte e reidrate-o por uns 10 ou 20 segundos em uma bacia com água limpa. Em seguida, aperte-o para expelir o excesso de água e molde-o em volta das raízes da orquídea, como é mostrado no vídeo abaixo.

Em último lugar, prossiga até o local escolhido, encoste as raízes da planta na árvore e amarre-a com o barbante, em volta do tronco. Entretanto, atenção! A planta precisa ficar firme para que as raízes tenham facilidade quando se desenvolverem pela árvore, então, amarre bem! Encontre um meio-termo entre solto demais e o muito apertado, a ponto de machucar a sua amiguinha.

E aí, curtiu a matéria? Fique agora com o vídeo do canal “Cultivando” e siga o passo a passo para plantar a sua orquídea em árvore.

Você também pode gostar: top 6 plantas para cultivar em casa que crescem rápido demais

Comentários estão fechados.