Saiba porque comprar sementes de orquídeas pela internet é uma cilada

A germinação das sementes das orquídeas é um processo extremamente delicado

São Paulo, terça-feira, 15 de março, por Lucca Ranoya – A germinação de sementes de orquídeas é um processo delicado, complexo e demorado para acontecer. De acordo com a matéria disponível no portal da prefeitura de São Paulo, uma das técnicas mais utilizadas recentemente para o cultivo e propagação das orquídeas, é o seu cultivo in vitro.

Isso porque para que a espécie consiga germinar naturalmente, ela precisa do auxílio de um fungo específico, que ajuda na remoção das cascas de suas sementes microscópicas. Em um cenário controlado ou fora do contexto natural, a germinação por sementes é possível de acontecer somente em um ambiente profissional, competente e altamente limpo. Para mais conteúdos gratuitos sobre jardinagem, acesse o Vida de Casa.

Veja também: plantas pendentes: ideias criativas para a decoração do seu lar

Saiba porque comprar sementes de orquídeas pela internet é uma cilada - Reprodução Canva (1) Saiba porque comprar sementes de orquídeas pela internet é uma cilada – Reprodução Canva (1)
Tamanho das sementes
Antes de tudo, é importante clarificar que as sementes de orquídeas tem um tamanho minúsculo. Então, toda vez que você um anúncio que vende 20 ou 30 sementes, você está se deparando, muito provavelmente, com um anúncio mentiroso. Isso porque, sem equipamentos profissionais, não seria possível estimar a quantidade de sementes extraídas para a venda, uma vez que elas se parecem mais como um pó do que com sementes propriamente ditas.
Baixa probabilidade de germinação
Além disso, na própria natureza, a probabilidade de germinação das orquídeas é bem baixa. Isso acontece porque elas precisam de um ambiente extremamente saudável, não poluído e de um fungo específico para poderem germinar.

Ainda assim, como se isso não bastasse, as orquídeas apresentam um crescimento delicado, demorado e são sensíveis à contaminação de outros fungos e bactérias durante o seu desenvolvimento. Com isso, seu cultivo é normalmente realizado por especialistas e profissionais, que entendem dos processos necessários para que a planta chegue na fase adulta. Uma vez adulta e resistente, parte das orquídeas são destinadas para a venda.

Matéria do momento aqui: top 6 plantas para cultivar em casa que crescem rápido demais
Conclusão
Enfim, por esses motivos, comprar sementes de orquídeas para germinar em casa, é quase que um fracasso certo. Os processos são complicados, sucessivos, demorados e precisam ser feitos com maestria para que a germinação aconteça.

Por fim, fique com o vídeo do canal “Minhas Plantas” e acompanhe a visita da Carol em um laboratório profissional que realiza o cultivo de orquídeas.

Leia também: 1 segredo que vai fazer as suas orquídeas florescerem muito! 1 dica para virar o jogo

Comentários estão fechados.