Como plantar pimentão em casa? Veja dicas simples e práticas de como fazer

Em 80 dias, já é possível fazer uma bela colheita

O processo de como plantar pimentão em casa é bem simples e em cerca de 80 dias já será possível fazer a colheita da plantação. Assim, nessa segunda-feira, dia 7 de março, você vai aprender como ter os seus próprios pés de pimentão na sua casa.

Esse é um tempero muito tradicional, utilizado em saladas, para temperar carnes, etc. Contudo, seu cultivo não oferece tantas dificuldades. Por isso, o Vida de Casa preparou um passo a passo de como plantar pimentão completo para você. Confira!

Veja também: dicas caseiras e fáceis para limpar cabeceira de cama; confira agora
Como plantar pimentão em casa
O primeiro ponto a se considerar sobre como plantar pimentão é em relação à escolha das sementes. Nesse caso, é possível seguir até uma loja agro e comprar sementes selecionadas, que irão oferecer um bom resultado para o plantio. No entanto, também dá para utilizar as sementes do próprio pimentão, que ficam na parte interna do fruto. Para isso, é importante usar um pimentão já maduro.
Período de germinação
Para facilitar na hora de plantar o pimentão, um ponto importante é usar um sistema de mudas. Assim, ao invés de colocar a semente diretamente no vaso ou no solo, plante-o inicialmente em um recipiente menor. Nesse caso, basta cortar alguns copos descartáveis e utilizá-los como vasos nesse período de germinação. Para isso, é importante fazer alguns furos no fundo, para possibilitar a drenagem da água.

Nesse processo de plantar pimentão, quanto à adubação, o mais indicado é contar com um substrato de qualidade ou então com o húmus de minhoca. Basta apenas colocar esse adubo no copo e fazer um pequeno furo com o dedo, de cerca de um centímetro de profundidade.

Então, coloca-se duas ou três sementes de pimentão nesse buraco, para que elas possam germinar tranquilamente. Esse processo dura cerca de 7 a 14 dias. Por fim, depois desse período será preciso transplantá-las para um local mais adequado.

Leia mais: como limpar sanduicheira? Confira um passo a passo super simples e prático – Vida de Casa
Transplante das mudas
Dessa forma, passado o tempo necessário para que as sementes germinem, é a hora de transplantá-las para o local do plantio. Nesse caso, pode ser um vaso maior ou no próprio quintal. Mas, normalmente, o correto é esperar que as mudas atinjam um tamanho de cerca de 11 centímetros.

Vale lembrar que para se plantar pimentão, é necessário colocar as mudas em um local com boa drenagem de água, em um solo mais arenoso. Assim, caso o plantio aconteça em um vaso, é preciso usar um que tenha uma capacidade de cerca de 20 litros.

Já quanto à adubação, o correto é contar com uma mistura de 60% areia, 30% terra de quintal e 10% húmus de minhoca, substrato ou esterco. Então, em 60 dias ele já estará produzindo seus frutos. Para entender mais sobre esse processo, assista o vídeo do canal “Minuto Horta”:

Confira: legumes e verduras: conheça 3 vegetais para você plantar em casa

Comentários estão fechados.