Entenda a importância do nitrogênio para as plantas de apartamento

Um dos compostos mais importantes para o cultivo

O nitrogênio está entre um dos compostos químicos mais abundantes do planeta. É importante para quase todas as formas de vida e exerce funções diferentes em cada tipo de ser vivo. Nessa segunda-feira, 7 de fevereiro, você descobrirá sua importância para o reino vegetal e a interpretar os sinais que indicam sua falta. Acompanhe.

O nitrogênio está disponível em abundância no ar que respiramos, compondo quase que 80% da sua totalidade. Então, se ele está existe nessa abundância toda, porque ainda se torna necessário administrá-lo por outros meios para que a planta consiga absorvê-lo

? O Vida de Casa trouxe esse artigo clarificando essa questão especialmente para você.

Veja também: como que eu faço o meu próprio adubo? Passo a passo para iluminar a tarefa

Entenda a importância do nitrogênio para as plantas de apartamento - Reprodução Canva (1) Entenda a importância do nitrogênio para as plantas de apartamento – Reprodução Canva (1)
O porquê
Então, a resposta é: a planta consegue absorver a quantidade necessária de nitrogênio para o seu metabolismo, somente pelas raízes. Isso porque o nitrogênio disposto na atmosfera não está estruturado na forma correta para a absorção vegetal.
Benefícios do nitrogênio
É a segunda substância mais presente na composição da planta! Ele participa da composição de proteínas estruturais do vegetal, fazendo parte do seu próprio DNA. Portanto, já viu né, se a verdinha estiver deficiente na captação de nitrogênio do solo, muitos problemas começam o ocorrer. Por exemplo, falta de crescimento, inibição da fotossíntese por falta de clorofila e formação de novas células.

Veja também: suas plantas pararam de crescer? Conheça o adubo mais popular do mercado
Como saber se sua planta está deficiente em nitrogênio
Antes de tudo, é importante ressaltar que a deficiência desse componente é rara e acontece em solos extremamente pobres, não adubados e com pouca matéria orgânica. Muitos sinais são demonstrados pela planta quando ela não vai bem.

O sinal mais comum que indica a falta do nitrogênio é: as folhas novas do seu vegetal começam a crescer menores do que as antigas, mais frágeis e amareladas. Além disso, quando as próprias folhas antigas começam a amarelar depois das novas, isso também é um indicativo de que o nutriente está em falta para aquela plantinha.

E aí, curtiu? Fique agora com o vídeo do canal Cultivando e aprenda mais informações sobre o uso do nitrogênio, melhores fontes e outras curiosidades do composto.

Leia também: conheça a torta de algodão, um adubo orgânico simples de usar

Comentários estão fechados.