Cactos morrendo: veja como regar as plantas áridas da melhor forma

Os cactos necessitam de cuidados diferentes do que o restante das plantas

Grande parte das pessoas se engana na hora de fazer a rega dos cactos. Quando isso acontece, é comum ver os cactos morrendo por excesso de água. Nesta quinta-feira, 24 de fevereiro, vamos mostrar como não fazer a rega errada e assim manter a sua espécie saudável.

É muito fácil cultivar cactos. Eles são espécies que exigem poucos cuidados, ideal para quem está começando. O Vida de Casa ensina que se esse tipo de planta consegue manter uma boa temperatura e uma rega adequada, elas podem se manter vivas por muitos e muitos anos.

Aproveite para ler esta matéria que está bombando na web: Vitamina saudável para engordar e ganhar massa corporal: prove e surpreenda-se
Molhar os cactos de forma incorreta
Os cuidados incorretos podem fazer com que os cactos morram. Por isso, é muito comum que as plantas morram nos primeiros dias da casa nova. Isso acontece porque a grande maioria das pessoas tem o hábito de regar diariamente e acabam fazendo isso com os cactos também.

Sendo assim, para não cometer esse erro, é preciso entender mais sobre essas espécies. Embora essas plantas sejam bem fáceis de cuidar, elas não devem ser tratadas da mesma forma que outros tipos de plantas. Os cactos têm suas particularidades e precisam de cuidados diferenciados.
Características dos cactos
A grande maioria dos cactos pertencem a regiões de clima árido ou semi árido. Sendo assim, são plantas originadas em ambientes secos. Nesses ambientes não há tanta chuva e a pouca água que cai é a quantidade suficiente para manter as espécies vivas. Esse tipo de planta tem uma característica específica de conseguir armazenar água dentro dos troncos e, assim, conseguir ficar semanas sem precisar de rega. Em alguns casos até meses.

Leia mais sobre: as folhas da sua planta estão queimadas? Entenda o que fazer nessa situação
A rega correta
Assim como na rega das suculentas, a rega dos cactos exige observação. O ideal é não regar todos os dias e avaliar como está a situação do caule da planta. Grande parte dos danos causados a esse tipo de planta envolvem o excesso de água. Sendo assim, saber observar a hora certa de regar é a melhor forma de cuidar das plantas.

Enfim, o cultivo de cactos saudáveis não possui muitos segredos. O ideal é ficar de olho para identificar se as plantas estão conseguindo acumular água em suas folhas. Entretanto, no caso dos cactos, as folhas são modificadas e elas vão ter um aspecto mais cheio, arredondado e robusto. Veja nesse tutorial da Luiza, no canal do Mundo das Plantinhas, como realizar a rega dos seus cactos.

Aproveite para conferir esta matéria: ar condicionado caseiro! Aprenda o passo a passo que irá salvar o seu verão

Comentários estão fechados.