As folhas da sua planta estão queimadas? Entenda o que fazer nessa situação

Um problema que pode ser simples de corrigir

Quase todo mundo que já teve uma planta na vida já deve ter vivenciado essa situação. As pontas das suas folhas começaram a amarelar e depois queimaram. Nessa terça-feira, 22 de fevereiro, você descobrirá os motivos que podem levar isso a acontecer e o que fazer nessa situação.

A boa notícia é que esse “queimadinho” não é nenhuma doença fatal que pode acabar com a vida da sua plantinha. Na maior parte das vezes isso é algo que está sobre o seu controle e pode ser corrigido para que não aconteça mais. O Vida de Casa separou esse artigo especialmente para você. Acompanhe.

Veja também: plantas para sala: conheça 3 espécies para decorar esse ambiente

As folhas da sua planta estão queimadas Entenda o que fazer nessa situação - Reprodução Canva As folhas da sua planta estão queimadas Entenda o que fazer nessa situação – Reprodução Canva
Dê um tempo na adubação
Sim, a primeira e mais comum prática que pode fazer com essas queimaduras aconteçam é o excesso de adubação. Isso acontece porque quando adubamos demais, o excesso dos sais que a planta não absorve permanece na terra e pode acabar desidratando as raízes!

Então, a terra salgada pode fazer com que a planta perca água ao invés de retê-la! Essa perda de água começa a se manifestar em primeiro lugar nas pontas das folhas, que ficam secas e com essa aparência de queimado.
Rega excessiva
Por mais contraditório que pareça, a rega excessiva pode causar esse tipo de queimadura também. Quando a terra é encharcada, as raízes começam a perder vitalidade e apodrecer. Com isso, elas perdem a funcionalidade de puxar água e nutrientes para o resto da planta e a verdinha começa a sofrer de desidratação sistêmica. Assim, na tentativa de preservar as partes mais importantes, a primeira parte a ser “sacrificada” são as pontinhas das folhas.

Você também pode gostar: você sabe qual é o horário ideal para regar suas plantas? 3 dicas para acertar
Umidade do ar
Em último lugar, entenda que a umidade do local em que você cultiva é importante também! Uma planta que não tem suas folhas ou corpo adaptados para ambientes áridos, pode perder muita água quando expostas a fortes ondas de calor e aridez. A baixa umidade puxa água das plantas pelas folhas, queimando-as e manifestando essa aparência de queimado nas pontas. Enfim, às vezes isso acontece na folha inteira.
E aí, curtiu? Então, veja o vídeo do canal Cultivando e descubra mais informações sobre o tema.

Entenda hoje mesmo: você está regando demais a sua planta? Entenda as consequências da prática e como identificá-la

Comentários estão fechados.