Ar condicionado caseiro! Aprenda o passo a passo que irá salvar o seu verão

Simples e rápido de fazer

Em pleno verão, às vezes fica difícil suportar o calor. Se você acabou de mudar, mora em um apartamento que não possui ar condicionado e quer encontrar uma alternativa barata para poder se refrescar, você clicou no artigo certo. Nessa terça-feira, 22 de fevereiro, você aprenderá a montar um ar condicionado caseiro com 4 materiais básicos e alguns utensílios de corte e veda.

Nem sempre precisamos investir em um produto caro para obter os benefícios que ele entrega. Frequentemente, conseguimos adaptar e criar projetos similares cuja versatilidade e eficiência acabam por nos surpreender. O Vida de Casa trouxe essa matéria especialmente para você. Acompanhe.

Veja também: 5 plantas de meia sombra que vão bem dentro do seu apartamento

Ar condicionado caseiro! Aprenda o passo a passo que irá salvar o seu verão - Reprodução Canva (3) Ar condicionado caseiro! Aprenda o passo a passo que irá salvar o seu verão – Reprodução Canva (3)

Entretanto, é importante mencionar que esse ar condicionado caseiro não substitui o produto original, devido a sua potência reduzida de resfriamento! Ainda assim, é uma ótima opção para tornar o ambiente mais refrescante e gelado.
Materiais

Caixa de isopor com tampa
Cano de PVC pequeno em formato de cotovelo
Ventilador pequeno
Gelo

Como fazer
Em primeiro lugar, o tamanho da caixa de isopor é você quem escolhe. Sugerimos que não seja muito grande para que não gaste muito em gelo. Em relação ao ventilador, compre um que seja pequeno suficiente para ocupar no máximo metade da área da tampa do isopor.

Por último, o gelo utilizado pode se apresentar de várias formas. Cubos de gelo, sacos, compressas de gel gelado ou até uma mistura de água, sal e álcool em temperaturas negativas para um efeito mais potente. Apenas tome cuidado na hora de manusear o material. Mas, para simplificar o passo a passo, use alguns sacos de gelo de 2 quilos.

Matéria completa aqui: dicas para facilitar a sua vida na hora de cozinhar! Organização é o segredo da agilidade
Passo a passo
Comece marcando com uma caneta, a circunferência da entrada do PVC no lado de fora da tampa do isopor e o ventilador do outro. Tente marcar o mais preciso possível. Depois, corte com uma faca os locais marcados para abrir espaço para o encaixe.

Em seguida, encaixe o PVC e o ventilador como será exemplificado no vídeo abaixo. A vedação é opcional e não faz tanta diferença no resultado final, porém se quiser, vede com cola ou cola quente as beiradas dos encaixes.

Por fim, coloque o gelo dentro do reservatório do isopor, tampe com a tampa adaptada e ligue o ventilador! Esta pronto! Em alguns segundos o ar começará a ventilar na caixa gelada e sairá pelo cano muito mais frio.
E aí, curtiu? Por fim, assista o vídeo do canal Área Secreta e aprenda de uma vez por todas a construir o seu ar condicionado caseiro.

Você também pode gostar: receitinha caseira e infalível para eliminar as traças de apartamento

Comentários estão fechados.