Orquídea cymbidium: tenha essa beleza exótica enfeitando a sua casa

Uma flor encantadora que dá mais beleza e deixa ambiente muito agradável

Você pode ter a orquídea cymbidium com a sua beleza exótica, bastando observar alguns cuidados básicos para mantê-la forte e saudável. Nesta quarta-feira, dia 2 de março, descubra como você pode cultivar e manter essa linda flor no seu jardim ou dentro de casa.

Existem várias espécies dessa orquídea que você pode ter em sua casa, portanto, encontre a que mais se adapta ao seu estilo. Para ajudar você, o blogue Vida de Casa apresenta algumas variedades, bem como, dá dicas para o cultivo e os cuidados necessários.

Veja também: dicas para manter suas samambaias lindas e saudáveis; coloque em prática já
Veja algumas espécies da orquídea cymbidium e suas características principais
Essa flor veio da Ásia e está muito acostumada aos ambientes mais frios, no entanto, suas variedades se adaptam bem no Brasil. Os quatro tipos mais conhecidos são a insigne, a spp, a floribundum e a minuet. Veja os quatro tipos e suas características básicas:

1 – cymbidium insigne é a de maior porte, a que dá mais flores e tem um colorido bastante atraente, geralmente, em tons de rosa e branco.
2 – cymbidium spp apresenta coloridos variados em rosa e branco, mas também, em amarelo, amarelo-limão e tons fracos de verde.
3 – cymbidium floribundum tem as cores internas rosa-amareladas e também é conhecida por orquídea de borda dourada, gosta mais do frio e floresce na primavera.
4 – cymbidium minuet de colorido bastante variado, ela necessita de substrato específico, pois, é uma planta híbrida, obtida do cruzamento entre a cymbidium floribundum com a cymbidium insigne.

Entre esses tipos, certamente, você poderá ficar em dúvida de qual escolher. Leve sempre em conta as variações de temperatura da sua região e os cuidados com a insolação, ventilação e umidade. No entanto, seguindo as recomendações que você pode conseguir nas lojas ou na internet, não haverá maiores dificuldades.

Confira ainda: como plantar goiaba em vaso? Veja as principais dicas de como conseguir uma árvore saudável
Tipos de vaso, substrato e cuidados com a luz, o calor e a umidade
Como para todas as plantinhas, as orquídeas cymbidium necessitam de um ambiente mais controlado para se desenvolver. Por exemplo, com exceção da insigne que gosta de mais sombra, os outros tipos preferem luz mais abundante. Ainda assim, alguns cuidados são necessários:

Umidade controlada: os substratos devem conter cascas de árvores ou lascas de madeira para evitar os excessos de umidade e para não sufocarem as delicadas raízes. Além disso, regue com água a temperatura ambiente e, apenas nos dias mais quentes, aumente a frequência da rega.
Faça a adubação sempre com o substrato úmido, ou seja, logo após a rega e cuide para não exagerar na quantidade do adubo.
Quanto a iluminação, procure mantê-las em ambiente com boa luminosidade, porém, sem luz direta, principalmente, nos dias mais quentes.
A ventilação é uma exigência dessa plantinha, portanto, procure mantê-la em local arejado, mas que não tenha fortes correntes de ar, como ventos fortes.

Com esses cuidados e muito carinho, você terá a bela orquídea cymbidium forte e saudável para encantar e embelezar sua casa. Para mais dicas, o vídeo do canal do YouTube “Spagnhol Plantas”, a seguir, mostra esse e outros cuidados para essa plantinha.

Não deixe de ver: Samambaia: saiba como cuidar dessa planta e deixá-la cheia de vida

 

Comentários estão fechados.