Como plantar goiaba em vaso? Veja as principais dicas de como conseguir uma árvore saudável

Esse é um processo simples. Basta observar o substrato, o vaso e a irrigação ideal

Entender como plantar goiaba em vaso, ajuda no processo de produzir uma planta saudável, mesmo sem muito espaço à disposição. Assim, nessa terça-feira, dia 1 de março, você vai aprender as melhores dicas de como ter seu próprio pé de goiaba.

Afinal, cada vez mais esse tipo de plantação está se tornando algo comum, permitindo que se produza árvores frutíferas em espaços pequenos. Por isso, o Vida de Casa reuniu os passos fundamentais desse processo. Confira!

Veja também: Como cultivar pitanga no vaso? Veja como plantar da forma correta – Vida de Casa (diarioprime.com.br)
Como plantar goiaba em vaso
A goiaba é uma árvore frutífera bastante comum no brasil e faz parte de muitas receitas. Assim, os doces e o suco da fruta são bastante apreciados pelos brasileiros. E, felizmente, ter o próprio pé de goiaba não é uma tarefa tão difícil. Afinal, é possível cultivá-lo em um vaso. Para isso, basta apenas observar fatores como a composição do substrato e a irrigação ideal.
Vaso ideal
Para a goiaba em vaso, o ideal é buscar um recipiente maior, com cerca de 15 litros. Assim, a planta conseguirá se desenvolver bem por mais anos. Nesse sentido, para uma muda jovem, um vaso de 15 litros é o suficiente para suportar o substrato e a água da irrigação.

Confira: Plantar manga em vaso: confira esse passo a passo e saiba tudo sobre o assunto – (diarioprime.com.br)
Substrato
O composto utilizado para a goiaba em vaso é uma mistura de terra e esterco. Nesse caso, entram cerca de 3 medidas de areia e 1 medida de esterco. Vale lembrar que o esterco é o excremento fecal dos animais, como o gado. Mas, também é possível utilizar algum substrato vegetal, feito com folhas de árvores.

Além do mais, ao menos 1 dessas medidas de areia deve conter algo mais vegetal, sendo menos pura realmente. O importante é criar um substrato bastante rico em nutrientes. Outro ponto importante é que não é preciso colocar nada para drenar a água, uma vez que o pé de goiaba não se dá muito bem em substratos muito secos.
Irrigação ideal da goiaba em vaso
Um ponto importante sobre a irrigação é que o pé de goiaba gosta bastante de água. Assim, ele precisa de uma irrigação mais periódica. Como mencionado, nem um material de drenagem é adicionado no vaso, pois a árvore é muito sensível à terra seca. Por isso, é indispensável utilizar uma camada de folhas mortas sobre o vaso, para ajudar a reter a água e sempre manter o substrato úmido.

Assim, para conhecer mais sobre esse processo, assista o vídeo do canal “Plantas em Vasos”:

Leia mais: Plantas frutíferas em vasos: saiba quais são as espécies mais indicadas – Vida de Casa (diarioprime.com.br)

Comentários estão fechados.