Echinopsis tubiflora: conheça o cacto com flor em formato de tubo

Ele possui flores curiosas, noturnas e em formato de tubo. Esse é o Echinopsis tubiflora, uma bela adição à sua coleção de jardim ornamental

Porto Alegre, 14 de março de 2022. — Ele possui flores curiosas, noturnas (fonte: Bruna Cezario, Revista Casa e Jardim) e em formato de tubo. Esse é o cacto Echinopsis tubiflora, uma bela adição à sua coleção de cactos e plantas ornamentais. Aprenda hoje sobre o cultivo dessa planta exótica.

Porém, não deixe sua coleção de jardim ficar apenas no cacto. Assim que aprender sobre a Echinopsis tubiflora, leia os outros artigos daqui do blog Vida de Casa. Afinal, nós temos vários artigos bacanas sobre espécies exóticas e cuidados de plantas no geral. Agora, faça uma boa leitura!

Confira: aprenda 4 dicas para fazer o esmalte durar muito tempo nas unhas
Características do Echinopsis tubiflora
A principal característica dessa planta é a sua flor. Seu caule é um tubo, desde o centro da flor até o corpo da planta. E essas flores possuem pétalas afiadas de cor branca ou rosa. Por fim, elas são noturnas, dando a você a oportunidade de ter um jardim de dia e outro diferente à noite.

O cacto Echinopsis tubiflora pode ser um globo, uma geóide ou um cilindro. Seus espinhos são longos e se espalham por seis a dez costeletas pelos vértices do seu caule. E ele alcança até 30 cm de altura com 15 cm de diâmetro.

Conheça este material: o que é perlita? Descubra o que esse material faz para sua terra
Plantando seu cacto de flor de tubo
A interessantíssima matéria sobre o cacto Echinopsis tubiflora da Revista Casa e Jardim ensina a plantá-lo. O conhecimento que passam é assinado pela designer floral com especialidade em cactos Alice Barra. Segundo ela, as sementes devem ser plantadas na primavera, mas pode-se optar pelas mudas, provindas dos brotos laterais. O cacto forma touceiras grandes com muitos brotos.

O solo ideal é o leve com boa drenagem. Pode-se usar substratos prontos para suculentas ou plantas ornamentais. No caso dos substratos das ornamentais, opte pelos que são à base de casca de pinus moída e turfa. A revista recomenda também misturar areia, afinal, a drenagem é importantíssima para o cacto. Ele é adepto a climas secos.

Seu Echinopsis tubiflora gostará de seis horas diárias de sol. Porém, ele se adapta a ambientes fechados sem sol direto, desde que sejam bem iluminados. Mas, ainda assim, não é o ideal. Referente à rega, dependerá da umidade do clima da sua cidade. Quanto mais quente, mais precisará de regas. O momento certo para regar é quando a terra estiver seca.
Retirando mudas do Echinopsis tubiflora
Que tal ver imagens e aprender mais sobre esse lindo cacto? Então, confira o vídeo abaixo. Nele, há várias curiosidades e informações bacanas sobre o cultivo do Echinopsis tubiflora. Produzido pelo canal Família Elen Junio, seu ponto central é a retirada de mudas. Assista até o fim.

Gostou desta matéria? Então, leia também: suculenta cristal: conheça e cultive esta esmeralda viva no seu jardim

Comentários estão fechados.