O que é perlita? Descubra o que esse material faz para sua terra

Mineral vulcânico com funções peculiares na agricultura

São Paulo, segunda-feira, 14 de março – A perlita é um material que pode ser misturado à terra de cultivo na hora em que estiver montando os componentes do seu solo. Ela é um mineral extraído de rochas vulcânicas, com alta concentração de água, que se expande quando é exposta a altas temperaturas, de acordo com a matéria publicada em 28 de abril de 2021, no site da Wikipédia. Durante esse processo, ela se fragmenta e toma a forma de pedrinhas, brancas e pequenas.

Se gostar de dicas caseiras, informações sobre jardinagem e plantas, acesse o nosso blog Vida de Casa. Lá, temos disponíveis tantos outros conteúdos que podem complementar a sua busca por informação ou solucionar um problema caseiro que está enfrentando.

Veja também: plantas que gostam de sol: conheça quais são as espécies mais indicadas

O que é perlita Descubra o que esse material faz para sua terra - Reprodução Canva O que é perlita Descubra o que esse material faz para sua terra – Reprodução Canva
Função da perlita
Pela perlita ser esse mineral fragmentado e praticamente “seco”, quando as bolinhas brancas são apertadas, elas esfarelam e se desfazem em pequenas quantidades de um pó esbranquiçado que lembra muito a areia, tanto em textura quanto em cor.

Então, a perlita é usada para aumentar a drenagem de uma forma significativa e, consequentemente, aumentar a oxigenação do seu solo. A oxigenação do substrato é um fator importantíssimo para que as raízes não apodreçam e morram por excesso de umidade ou falta de oxigênio!

Dessa forma, usa-se a perlita no cultivo de plantas que não toleram bem a umidade como, por exemplo, os cactos e as suculentas. Contudo, usa-se a perlita geralmente como complemento a outros materiais mais nutritivos. Plantar alguma planta em um vaso montado só com perlita, é declarar sentença de morte a sua verdinha.

Leia também: 5 plantas que se dão bem em climas quentes! Lista especial de verão
Como usar a perlita
Misture-a na composição do seu solo, junto com materiais ricos em matéria orgânica e que sejam nutritivos. Não utilize mais do que 30% do volume total da composição em perlita. Plantas originadas em florestas amam um substrato que tenha a quantidade ideal de perlita na composição.

Ademais, existem outros tipos de uso para a perlita no cultivo que você aprenderá agora mesmo! Você também pode colocar essas pedrinhas esbranquiçadas em cima da terra, como forma de cobertura. Isso aumenta a drenagem inicial da água e reflete a luz solar exagerada dos horários mais quentes, evitando um super aquecimento do seu vasinho.

Enfim, fique agora com o vídeo do canal “Vida no Jardim” e aprenda mais sobre as funcionalidades da perlita.

Veja também: 2 maneiras fáceis de reutilizar a borra de café na sua horta

Comentários estão fechados.