Tumbérgia: conheça a cerca viva que traz beleza e privacidade para o jardim

Conheça hoje a tumbérgia, a cerca viva de flor roxa que enfeita o jardim e ajuda na privacidade. Você evita curiosos e ainda colore a vida

Porto Alegre, segunda-feira, 14 de março de 2022. — Aprenda hoje sobre a cerca viva de flores roxas que enfeita seu jardim e ajuda na sua privacidade. Plantando entre sua casa e a rua ou os vizinhos, você evita curiosos e ainda alegra a si mesmo. É a tumbérgia, ou Thunbergia, como mostra a Wikipédia.

E se você quiser enfeitar o jardim por dentro, então confira os demais artigos do blog Vida de Casa. Assim você terá um mínimo paraíso verde, com plantas protegidas por plantas. Nossas matérias ensinam você a cultivar desde pequenas flores em vasos, a grandes árvores como o craveiro. Mas agora, vamos à tumbérgia.

Gostou desta matéria? Então, leia também: o que é perlita? Descubra o que esse material faz para sua terra
Origem e cuidados da tumbérgia
Thunbergia é um gênero de plantas da família Acanthaceae, como diz a Wikipédia na página citada acima. Seu nome é em homenagem ao botânico sueco Carl Peter Thunberg, também médico e explorador. E a origem desse gênero está nas regiões tropicas da África, Madagascar e sul da Ásia.

Pois você já conhecia esta planta? suculenta cristal: conheça e cultive esta esmeralda viva no seu jardim
Cuidando da sua tumbérgia
A espécie mais popular é a Thunbergia erecta. Se trata de uma planta arbustiva, verde-escura, com flores azuis e brancas, perene. Como avisa a Bruna Cezario, da Revista Casa e Jardim, é ótima como cerca viva ou para cobrir o muro. Afinal, sua altura chega a 3 metros.

As flores da tumbérgia atraem beija-flores. Porém, outros animais… é melhor manter longe. Se ingerida, ela pode ser tóxica. Assim, também mantenha crianças longe da Thunbergia erecta, é o que avisa-se na revista citada.

Ainda na Revista Casa e Jardim, a engenheira ambiental Fer Dagrela ensina sobre o plantio da Tumbérgia. E o primeiro passo é fazer um bercinho para a sua planta. Tal berço deve ter 40 cm de profundidade e 40 cm de largura. No fundo desse berço, você deve colocar o substrato.

Importante comentar que esse solo deve ser rico de matéria orgânica e boa drenagem. Fora isso, saiba que a tumbérgia se adapta a todas as regiões brasileiras. Basta que você use iluminação de meia-sombra a sol pleno e as outras recomendações deste artigo.

A rega deve ser feita com a frequência de uma a duas vezes por semana. As adubações orgânicas, a cada 3 meses. Faça com esterco animal seco ou húmus de minhoca. Já as adubações inorgânicas devem ser a cada 2 meses. Use NPK 10.10.10.

Mas, a espécie é pouco exigente com rega e manutenção. Apenas com essas informações, como dito na Revista Casa e Jardim, pode-se ver flores pelo ano todo. Porém, a floração é maior na primavera e no verão.
Dicas de cultivo da tumbérgia
Para mais informações de cultivo, confira o vídeo abaixo, do Henrique Butler. São apenas 5 minutos de conteúdo, porém, valiosos, sobre como a tumbérgia se comporta. Também é possível ver mais imagens dessa linda planta. Então, assista até o fim.

Confira: aprenda 4 dicas para fazer o esmalte durar muito tempo nas unhas

Comentários estão fechados.